TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Inmetro analisa beliches
   
     
 


29/07/2010

Inmetro analisa beliches
Programa de Análise de Produtos analisou amostras de oito marcas disponíveis no mercado nacional

São elas: Bila Cama Beliche 88, Fritz, Kampalar, Orleans, Palillo, Rubin, Tornado e Unierre.

Como esse produto não possui marcas tradicionais ou líderes de mercado, o Inmetro adquiriu beliches de diferentes faixas de preços, em locais de grande circulação, como lojas de departamentos e de bairro, por exemplo.

Os testes foram realizados de acordo com uma norma européia, porque o Brasil ainda não possui uma norma para beliches, mas o Diretor da Qualidade, Alfredo Lobo,  adverte: “O fato de não existir uma norma brasileira não isenta o fabricante de dar informações, principalmente sobre instruções de uso seguro”.

O primeiro segmento de teste foi para descobrir se o material estava livre de insetos, como cupins; se a madeira era resistente; se a construção era segura e de fácil montagem pelo consumidor; e se havia extremidades abertas.  O segundo, verificou a segurança, firmeza, o espaço entre as barras laterais e a fixação da cama superior na inferior. Também nesse item, todas as marcas foram reprovadas.

Todas as marcas apresentaram algum tipo de não Conformidade nos quatros grupos de ensaios realizados. Os resultados indicam que a utilização de beliches pelos usuários é insegura, podendo causar acidentes de consumo. A situação se agrava ainda mais se os usuários forem crianças. Portanto, antes de comprar uma beliche, o consumidor deve estar atento a alguns pontos, a fim de evitar riscos:

•    crianças menores de seis anos não devem dormir em beliches;
•    não permita que crianças pulem na cama superior da beliche;
•    toda beliche deve ter barras de proteção para evitar quedas durante o sono;
•    certifique-se de que o colchão de cima está bem encaixado na cama e não oferece risco de escorregar para baixo;
•    deixe uma luz noturna acesa próxima à beliche, assim o usuário poderá ver a escada à noite e utilizá-la caso queira descer da cama;
•    se possível, coloque uma proteção lateral na cama superior. Assim o risco de queda se reduz.

Diante dos resultados encontrados, o Inmetro solicitará à Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – a retomada das discussões acerca dos critérios para a elaboração de uma norma brasileira.  Além disso, os resultados desta análise serão enviados ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC – para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Paralelamente, o Inmetro agendará uma reunião, com todas as partes envolvidas, para discutir as medidas de melhoria propostas.

CONFIRA O RELATÓRIO COMPLETO DO INMETRO

Fonte: Portal do Consumidor
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br