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Comerciantes do Rio têm que informar quanto se paga por litro, quilo ou unidade do produto
   
     
 


29/07/2010

Comerciantes do Rio têm que informar quanto se paga por litro, quilo ou unidade do produto
No Rio, os consumidores não precisam mais fazer tantas contas. A nova etiqueta foi criada por uma parceria entre a Associação de Supermercados do Rio e o MP. Agora, pode virar lei em todo o país.

Uma lei que está em discussão no Congresso Nacional pode mudar a maneira como milhares de brasileiros escolhem os produtos nos supermercados.

O que era para ser apenas uma passadinha no supermercado vira um exercício de paciência. O mesmo produto tem vários tipos de embalagens, quantidades diferentes. Com tantas opções na prateleira, como descobrir o melhor preço? Só fazendo muita conta.

“Na verdade, tem produtos que você parece que tem desconto e não tem, porque às vezes um pacote com 12, que teoricamente deveria sair mais barato, porque você está gastando menos embalagem e não é verdade. Às vezes, é mais caro”, diz a bióloga Patrícia Costa.

No Rio de Janeiro, os consumidores não precisam mais fazer tantas contas. Os comerciantes são obrigados a apresentar na etiqueta, além do valor total, uma informação importante: quanto se paga em cada litro, quilo ou unidade do produto.

A comparação na base da quantidade ajuda na pesquisa de preços. No caso de um refrigerante: lata de 350 ml a R$ 0,99 ou garrafa de 600 ml a R$ 1,89?

É só ver com atenção pra saber quanto sai o litro em cada embalagem e descobrir que a latinha fica mais em conta.

A nova etiqueta foi criada por causa de uma parceria entre a Associação de Supermercados do Rio e o Ministério Público. Agora pode virar lei em todo o país.

O projeto está na Câmara dos Deputados e depois vai para o Senado. Quem já está de olho na etiqueta diz que pode ganhar duas vezes. “Antes eu perdia muito tempo pra vir ao mercado porque tinha que conferir produto por produto até ter um bom resultado. Agora, com a etiqueta, ficou mais fácil”, disse a militar Quéssia Magalhães.

“Claro, vai economizar. Quem for inteligente usa a etiqueta. O dinheirinho sou eu quem ganho”, afirmou a advogada Ana Maria Mauro.

Fonte: Jornal Nacional
Autor: Rede Globo
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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