TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Atrasos atingem 26% dos voos, diz Infraero
   
     
 


02/08/2010

Atrasos atingem 26% dos voos, diz Infraero
Até as 23h de segunda-feira (2), 614 voos atrasaram mais de 30 minutos. Infraero diz que monitora transtornos causados por atrasos de voos da Gol.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informa que, dos 2.360 voos domésticos marcados nos principais aeroportos do país até as 23h desta segunda-feira (2), 614 sofreram atrasos de mais de 30 minutos -- o equivalente 26% do total. Outros 140 voos foram cancelados (5,9%).

Entre os 208 voos internacionais programados no mesmo período, 38 atrasaram (18,3%) e doi foram cancelados (1%).

Em nota, a Infraero informou que "está monitorando os transtornos ocorridos nesta segunda-feira em função dos atrasos nos voos da companhia aérea Gol". Dos 818 voos da companhia aérea previstos até as 23h, 430 atrasaram (52,6%) e 102 (12,45%) foram cancelados.

De acordo com a Gol, os atrasos são reflexos do intenso tráfego aéreo na sexta-feira (30), quando a empresa teve de transferir algumas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo.

A assessoria da Gol disse que, na sexta, as tripulações atingiram o limite de horas de trabalho e não puderam seguir viagem. A Gol aponta também o aumento no movimento com o fim das férias escolares.

Aeroportos
Em Brasília, dos 199 voos programados até as 22h, 46 atrasaram (23,1%) e oito foram cancelados (4%).

No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, dos 238 voos marcados, 62 atrasaram (26,1%) e 30 foram cancelados (12,5%). Em Guarulhos, na Região Metropolitana, estavam programados, no mesmo período 202 voos. Desse total, 54 atrasaram (26,7%) e sete foram cancelados (3,5%).

No Rio, os passageiros também enfrentaram problemas. No Galeão, dos 113 voos agendados, 46 (40,7%) sofreram atrasos e oito foram cancelados (7,1%). No Santos Dumont, dos 169 voos, foram 28 atrasos (16,6%) e 22 cancelamentos (13%).

Queixas

Os juizados especiais instalados em cinco aeroportos brasileiros registraram pelo menos 84 reclamações até o início da noite desta segunda, de acordo com levantamento do G1.

Este foi o primeiro dia de atrasos significativos após a instalação dos juizados, há uma semana, nos aeroportos de São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio (Tom Jobim e Santos Dumont) e Brasília (Juscelino Kubitschek).

Os juizados começaram a funcionar no dia 23 de julho para solucionar problemas de passageiros referentes a atrasos e cancelamentos de voos e extravio, violação ou furto de bagagem, sem a necessidade da presença de um advogado.

Anac

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cobrou explicações da Gol sobre os atrasos e cancelamentos de voos e informa que também está acompanhando a situação nos aeroportos. De acordo com a agência, a companhia informou que houve "um problema no software que processa as escalas de trabalho de seus tripulantes, durante o fim de semana". A legislação prevê, segundo a Anac, que um tripulante de avião a jato não pode exceder 85 horas de voo por mês, 230 horas por trimestre e 850 horas por ano.

A agência afirma ainda que, caso o passageiro tenha queixas em relação ao atendimento, pode registrar a queixa pelo telefone 0800-725 4445 ou pela internet.

Veja a nota da Infraero, divulgada nesta segunda

"A Infraero esclarece que está monitorando os transtornos ocorridos nesta segunda-feira (2/8) em função dos atrasos nos voos da companhia aérea Gol, impactados pela implantação de um novo sistema de escalas, o que ocasionou a falta de tripulantes daquela empresa.

A Infraero - no intuito de cumprir com sua obrigação de esclarecimentos aos passageiros e usuários da infraestrutura aeroportuária - esclarece que todos os procedimentos de auxílio operacional foram colocados à disposição da empresa aérea, a fim de amenizar o desconforto dos passageiros.

O comportamento dos atrasos da companhia aérea Gol – cujas informações são repassadas pela própria empresa e divulgadas pela Infraero – atingiu, até às 15h30 desta segunda, o pico de 54,5% das 538 partidas programadas."

Veja a nota da Gol, também divulgada nesta segunda

"A Gol informa que os atrasos de hoje são, ainda, um reflexo do intenso tráfego aéreo na sua malha verificado na última sexta-feira, quando a empresa precisou transferir algumas de suas partidas programadas do Aeroporto de Congonhas (São Paulo), que fecha às 23h, para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Na ocasião, algumas tripulações atingiram o limite de horas de jornada de trabalho previsto na regulamentação da profissão e foram impossibilitadas de seguir viagem, gerando um efeito em cadeia. A situação, desenvolvida num fim de semana de pico de movimento, com retorno de férias escolares, ocorreu num momento em que a empresa finalizava a implementação de um novo sistema de processamento das escalas dos pilotos e comissários.

A empresa trabalha intensamente para normalizar a situação de seus voos: acionou tripulantes extras e destacou equipes de monitoramento nos aeroportos. Elas foram especialmente designadas para tomar medidas emergenciais de atendimento, caso seja necessário.

Aos clientes, a Gol vem prestando atendimento e toda a assistência necessária, conforme determina a legislação estipulada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Gol julga importante informar que seu quadro de colaboradores é condizente com as necessidades operacionais da empresa e está em linha com os padrões do mercado.

A companhia reitera seu compromisso com a segurança, a qualidade e a agilidade dos serviços prestados aos clientes e garante que não medirá esforços para regularizar o mais rápido possível as suas operações."

Fonte: G1
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br