TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Brigada Militar promove em Porto Alegre encontro sobre segurança no Bairro Petrópolis
   
     
 


21/08/2010

Brigada Militar promove em Porto Alegre encontro sobre segurança no Bairro Petrópolis
Evento acontece no Teatro do Grêmio Náutico União, situado na Rua João Obino, nº 300

Nesta segunda-feira (23/8), às 18h, o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) estará realizando Encontro Sobre Segurança no Bairro Petrópolis. O evento acontece no Teatro do Grêmio Náutico União, situado na Rua João Obino,  n.º 300.

Na ocasião, estarão presentes o tenente-coronel Augusto Mamede Freitas de Lima, comandante do 11° BPM, o major Altemir Silva de Lima, subcomandante do 11° BPM e o capitão Luiz Otávio Magalhães dos Reis,comandante da 1ª Companhia do 11º BPM, responsável direto pelo bairro Petrópolis.

Na reunião será feita uma avaliação sobre a criminalidade na região e debatidas as ações de prevenção a criminalidade através do apoio da comunidade.

História do bairro Petrópolis

http://www.observapoa.palegre.com.br/default.php?p_bairro=149&hist=1&p_sistema=S

A origem do Petrópolis remonta às primeiras décadas do século XX. Até esta data, o bairro tinha características rurais, com uma economia baseada na plantação de agrião, criação de gado, além de alguns tambos de leite. Localizado em região de bela topografia, o bairro tornou-se famoso pelo clima ameno e sua abundante arborização.

Até a década de 1930, a região era ponto de veraneio de algumas famílias de Porto Alegre, e ainda nesta década, realizavam-se no local manobras e exercícios militares. Trata-se de um bairro bastante heterogêneo, que abriga pessoas de diferentes etnias, religiões e padrões sócio-econômicos. Os primeiros moradores do bairro tanto eram oriundos do interior do Estado, como famílias que residiam no centro da capital que, a partir da década de 1940, procuraram áreas mais afastadas para moradia.

O crescimento do bairro está ligado ao desenvolvimento do seu principal eixo viário, o antigo Caminho do Meio – atual Avenida Protásio Alves - que, atualmente, é uma das principais vias da Capital, com mais de 12 km. Ainda nas primeiras décadas do século, são instaladas duas linhas de bondes na região, João Abbott e Petrópolis, o que motivou a criação de loteamentos de áreas na região, datando dos anos 20 o primeiro deles, realizado pela empresa Schilling Kuss e Cia.

Porém, até 1950 a distância do Centro não valoriza economicamente o bairro; entretanto, a partir de investimentos em infra-estrutura, ainda no final desta mesma década, não só há uma elevação do padrão sócio-econômico do bairro, como também modifica-se seu perfil, com a ampliação do comércio e de serviços. A expansão imobiliária também altera características da região, e são construídos edifícios residenciais e comerciais, aumentando a população no bairro.

A valorização imobiliária acaba por mudar o bairro, a partir da abertura da avenida Nilo Peçanha, na década de 1970, afastando os moradores mais humildes da região, que migram para os bairros como Vila Jardim, Bom Jesus e arredores. Estão localizados no bairro alguns dos clubes mais conhecidos de Porto Alegre, como Grêmio Náutico União, que serve de lazer aos moradores da região e arredores e o tradicional Petrópolis Tênis Clube.

Atualmente o bairro Petrópolis é independente do centro da cidade, conta com um comércio ativo e variado, que se estende ao longo da Avenida Protásio Alves. Referências Bibliográficas: ÁVILA, Luciano. Histórico – Petrópolis. http://www.nosbairros.com.br/petropolis.htm QUEVEDO, Maria Augusta; RIOS, Renata Lerina Ferreira. Petrópolis. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura, 2002 (Memória dos bairros, 13). http://www.portoalegre.rs.gov.br

O bairro Petrópolis na internet

Links:http://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3polis_(Porto_Alegre) e http://urbanascidadespoa.blogspot.com/2010/06/bairro-petropolis.html

A violência fez com que o bairro, entre os anos de 1991 a 2000, reduzisse sua população

Os índices de violência (assaltos e sequestros)  no bairro Petrópolis são uma triste realidade na vida dos moradores. Raro é o morador que não teve um parente ou amigo, morador do bairro, que não tenha sofrido um episódio de violência.

O editor do CONSUMIDOR-RS Alexandre Appel, morador do bairro onde tinha inclusive seu escritório foi uma das vítimas em fevereiro deste ano. "Já não estava morando no bairro em função da violência e agora mudei meu escritório para o centro da cidade", diz Appel.

Confira a reportagem à época do assalto com sequestro que foi vítima Alexandre Appel e sua assessora no CONSUMIDOR-RS Perla Campos.

Dados estatísticos do bairro Petrópolis: Fonte Wikipédia, a enciclopédia livre

Fonte: Ascom BM
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br