TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Risco de chuva com fuligem em Porto Alegre
   
     
 


23/08/2010

Risco de chuva com fuligem em Porto Alegre
O transporte da fumaça da Bolívia e de outras regiões sob incêndios para o Rio Grande do Sul se dá mediante correntes de vento de Norte

Não há uma nuvem e o dia é ensolarado, mas quem olha para o céu na região de Porto Alegre nota claramente um tom acinzentado, o que é resultado da presença de fumaça de queimadas. É enorme a quantidade de focos de fogo neste momento na América do Sul. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostram que, em 24 horas, entre os dias 20 e 21, foram anotados 9.770 focos no Brasil, 3.834 na Bolívia, 1.083 na Argentina e 711 no Paraguai.

O temor é que possa voltar a se produzir chuva com fuligem na Capital nesta semana, especialmente no final desta terça, 24, ou na quarta-feira, tal como se deu na última quinta-feira em Livramento, o que assustou os moradores pelo aspecto negro da chuva, ou mesmo no último dia 12 de agosto em Porto Alegre. Aquele evento do dia 12, aliás, foi classificado como “chuva ácida” pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O transporte da fumaça da Bolívia e de outras regiões sob incêndios para o Rio Grande do Sul se dá mediante correntes de vento de Norte. Assim como o vento traz ar frio do Sul para o Estado, correntes de Norte trazem ar quente. E como a origem desta massa de ar aquecido está numa região com milhares de focos de fogo, junto vem também muita fumaça. O extremo calor no Centro-Oeste, com máximas de até 40ºC, e o tempo muito seco, sem chuva em alguns locais há meses, deve favorecer ainda mais incêndios nesta semana. (Fonte: Meteorologista Eugenio Hackbart / MetSul Meteorologia) 

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br