TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Comemoração do Dia do Exército (19 de abril) no Círculo Militar de Porto Alegre
   
     
 


16/04/2009

Comemoração do Dia do Exército (19 de abril) no Círculo Militar de Porto Alegre
Entre as atividades estão jogos desportivos como tênis, futebol society, vôlei de praia e natação

19 de abril de 1648 - 1ª Batalha dos Guararapes 

Desde os primórdios da colonização portuguesa na América, desenvolveu-se em terras brasileiras uma sociedade marcada pela intensa miscigenação. O sentimento nativista aflorou na gente brasileira, a partir do século XVII, quando brancos, índios e negros, em Guararapes, expulsaram o invasor estrangeiro. O Exército, sempre integrado por elementos de todos os matizes sociais, nasceu com a própria Nação e, desde então, participa ativamente da história brasileira.
 
Nas décadas posteriores ao descobrimento do Brasil, a Força Terrestre foi representada pelo povo em armas nas lutas pela sobrevivência, conquista e manutenção do território. Em verdadeira simbiose da organização tática portuguesa com operações irregulares, índios, brancos e negros formaram a primeira força que lutou e expulsou os invasores do nosso litoral. Portanto, a partir da memorável epopéia de Guararapes (1648), não havia apenas homens reunidos em torno de um simples ideal de libertação, mas sim as bases do Exército Nacional de uma pátria que se confirmaria a 7 de setembro de 1822.
 
Entre as atividades da Semana do Exército (até dia 17), o Comando Militar do Sul realiza, no Círculo Militar de Porto Alegre (Rua Dona Inocência, 321 – Jardim Botânico), jogos desportivos (tênis, futebol society, vôlei de praia e natação) entre as Unidades da Grande Porto Alegre. É importante informar que foram realizadas diversas reformas na área esportiva e de lazer do Círculo Militar: instalação de aquecimento e cobertura da principal piscina do clube, reforma nas quadras de futebol e vôlei de areia, nas churrasqueiras, e instalação da Amacor Academia.

Fonte: Confiança
Autor: Deise Nunes
Revisão e edição: Renata Appel

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br