TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Frio não é responsável direto pela gripe; transmissão é questão de hábito e higiene
   
     
 


23/08/2010

Frio não é responsável direto pela gripe; transmissão é questão de hábito e higiene
Médico dá dicas para se prevenir no ambiente de trabalho

A melhor dica para prevenir a gripe no ambiente de trabalho é manter hábitos de higiene também dentro da empresa. Parece simples, mas é exatamente o que faz a diferença. A gripe é uma doença que passa de pessoa para pessoa, por isso, lavar as mãos com água e sabão e usar lenços descartáveis são os métodos de prevenção mais importantes no trabalho. É o que recomenda o Dr. Marcelo Pustiglione, médico homeopata e professor de Medicina do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

"Em épocas de frio, o ambiente de trabalho é local propício para a propagação do vírus da gripe", salienta o especialista. Segundo ele, durante as baixas temperaturas, a tendência de ficar em locais fechados, com pessoas muito próximas umas das outras, caracteriza fator de risco para o contágio da doença. Nesse sentido, a atenção também é a mesma para as escolas, igrejas e transportes coletivos.

"A forma de contaminação da gripe é de pessoa a pessoa, através de gotículas expelidas à distância pelas vias  aéreas", comenta o médico. Ele explica que, quando o indivíduo portador do vírus fala, espirra ou tosse, mesmo que ele não esteja claramente doente, as gotículas podem ser depositadas em objetos. "Os vírus mantém-se vivos por certo tempo, se alguém colocar as mãos sobre o mesmo local pode se contaminar", avisa.

Frio e gripe não estão diretamente relacionados

A associação entre exposição ao frio, mudanças de temperatura e a gripe é um assunto polêmico, segundo o Dr. Pustiglione. De acordo com pesquisa do Datafolha, mais de 80% de pessoas acreditam que o frio causa ou piora a gripe e 50% apontam o ar condicionado como fator de risco. O médico comenta que essa relação está mais ligada à tendência ao confinamento e maior proximidade das pessoas do que à questão da temperatura.

"É preciso ressaltar, no entanto, que situações de exposição brusca a variações de temperatura podem interferir no sistema imunológico", considera. Ou seja, as defesas do corpo ficam mais frágeis ao entrar e sair muitas vezes de lugares quentes para frios. "Dependendo de outros fatores, como o estado básico de saúde da pessoa, faixa etária, estado nutricional, isso pode desencadear infecções, incluindo a gripe", aponta.

Ambiente de trabalho deve ser limpo e arejado

É importante que o ambiente de trabalho seja saudável. "O local deve ser arejado, receber luz do sol e ter nível de umidade do ar em torno de 45%", destaca o especialista. "Se pudermos corrigir o ambiente, educar as pessoas e melhorar a qualidade de vida, teremos pessoas mais saudáveis". Além disso, atualmente já existem terapêuticas eficazes e sem efeitos colaterais, que melhoram a resistência e também ajudam na prevenção da gripe. "Prevenir a gripe é sempre o melhor remédio", completa.

Sobre o Oscillococcinum

O Oscillococcinum é um medicamento homeopático da Boiron recomendado para prevenção e tratamento de estados gripais. É também indicado para tratamento dos sintomas relacionados, como cefaleia, calafrios, hipertermia e dores no corpo. O medicamento não possui contra-indicações e pode ser utilizado, sob prescrição médica, inclusive por idosos e crianças. Além de prevenir, o Oscillococcinum pode ser administrado em qualquer fase, tanto nas iniciais quanto nas mais avançadas da gripe tradicional.

Fonte: Imprensa
Autor: Imprensa
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br