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Expoagas 2010
   
     
 


25/08/2010

Expoagas 2010
Confira as últimas notícias da maior feira supermercadista do Cone Sul

Comprometimento com ponto de venda é o diferencial na hora de vender

Palestra magna de J. A. Liévore aconteceu no segundo dia da 29ª Convenção Gaúcha de Supermercados e a Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços – Expoagas 2010, que acontecem até 26 de agosto, no Centro de Eventos da Fiergs.

J.A. Liévore, especialista em administração, marketing e finanças, abriu o segundo dia de atividades da Expoagas 2010 com a palestra magna “O que você pode aprender com seus clientes: corra que o futuro chegou ontem”. De acordo com o professor, o conceito de venda está intimamente ligado à comunicação com o consumidor. “Vender é o processo de influenciar as pessoas em sua decisão de compra”, apontou.

Nesse sentido, o papel do líder de uma equipe lojista, no gerenciamento do ponto de venda, é garantir que o consumidor se envolva por todo o ambiente que o circunda. Isso vai desde a abordagem inicial, até a reposição de estoque do produto e sua apresentação nas gôndolas, mas sobretudo na forma como o próprio vendedor se comunica com o cliente. “O que o vendedor diz representa apenas 7% da comunicação, mas a maneira como ele o faz são 38% da mensagem que ele consegue passar ao consumidor”, explicou Liévore.

Para que esse objetivo seja cumprido com competência, o professor mostrou cases de empresas que lançaram mão de estratégias como o cadastro de clientes nos supermercados de vizinhança ou o estudo de perfis de diferentes comunidades.“No primeiro caso, o supermercado pode oferecer um mix de lojas adequado às preferências de seus vizinhos; no segundo,descobriu-se o potencial da venda de porta em porta, e, na Amazônia, a marca inaugurou uma loja em um barco, para chegar aos vilarejos ribeirinhos. Nesses dois casos, vê-se a importância dada a estar perto do consumidor, que é o que faz a diferença na hora da venda”, ressaltou Liévore, que salientou que o que conquista o cliente é a emoção e a experiência que a loja lhe proporciona.“87% dos compradores são influenciados pelos funcionários do estabelecimento”, concluiu. 

Novo perfil dos clientes exige aprimoramento para atender bem

Consultor Waldez Ludwig palestrou nesta quarta-feira durante a 29ª Convenção Gaúcha de Supermercados e a Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços - Expoagas 2010
 
A chamada era do conhecimento está exigindo uma nova abordagem de atendimento para conquistar e fidelizar clientes. A urgência em aprender a se relacionar com novos e variados públicos foi o principal recado do consultor Waldez Ludwig na segunda palestra desta quarta-feira durante a 29ª Expoagas, promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS). Ludwig apresentou a palestra “Todo o serviço é temático: as quatro dimensões do atendimento espetacular”.
 
De acordo com Ludwig, as transformações nas comunicações, com o processo de globalização das relações exigiram uma reformulação no atendimento, pois alteraram os desejos dos clientes. “Antes o fornecedor controlava as necessidades do cliente, que buscava no consumo apenas suprir necessidades básicas ou garantir seu conforto. Hoje isso não é mais possível, porque estamos lidando com um público formado por jovens que, na realidade, compram conceitos. E, sem os jovens, o negócio não tem futuro”, disse Ludwig.
 
Neste novo cenário, o atendimento precisa, segundo Ludwig, seguir quatro dimensões para conquistar o cliente. Na primeira etapa é preciso criar um clima personalizado, que remeta à empresa ou organização que está realizando o serviço. Na segunda dimensão, envolvido por este clima, o cliente será remetido a uma ilusão positiva quanto ao serviço que está buscando. Inebriado pelo ‘astral’, na terceira e na quarta dimensões o cliente deve passar por processos de aprendizagem e diversão com relação ao serviço que procura. Este processo que vai gerar a satisfação.  “É preciso gerar um astral único, que se fixe permanentemente na memória do cliente. Isso tem que fazê-lo perder a noção da hora, fantasiado por aquele clima. Aliado a oportunidade de aprender algo novo, esse cliente deve se despedir com a certeza de que a experiência foi positiva, divertida,” explicou Ludwig.
 
Durante sua apresentação, o palestrante fez um alerta quanto à queda na qualidade do atendimento atualmente oferecido no Brasil, pois, segundo ele, as organizações estão mais focadas em discuti-lo do que em efetivamente aprimorá-lo. “Hoje você se relaciona com diferentes pessoas, tribos, grupos diversos. Temos, ao mesmo tempo, cinco gerações entre os clientes. Não é mais possível padronizar o atendimento. É preciso buscar a confiança para que eles se apaixonem por sua marca. Esse é o caminho para a fidelização”, finalizou.
 
Seminário sobre Atacarejo discute o papel da sociedade no setor
 
Debate sobre o tema é destaque na programação do segundo dia da 29ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados e a Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços - Expoagas 2010, promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).
 
Durante o segundo dia de atividades da 29ª edição da Convenção Gaúcha de Supermercados e a Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços - Expoagas 2010, promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o Seminário sobre Atacarejo trouxe a supermercadistas e fornecedores as principais mudanças no mercado do segmento. O gerente de atendimento ao Varejo da Nielsen, Olégario Araújo, apresentou o tema ao público que lotou o espaço no 2º andar do Centro de Eventos da FIERGS.
 
As mudanças no consumo da sociedade brasileira estão cada vez mais propícias ao crescimento do atacarejo no país. O setor que abrange o atacado de auto-serviço e hipermercado possui uma forte tendência de evolução por estar inserido em uma economia que aproveita o momento de controle da inflação e expansão do crédito. O sistema Cash & Carry (comércio de livre serviço) é uma das principais vertentes do negócio varejista atualmente. Segundo dados da Nielsen, somente neste ano 21% dos brasileiros compraram ao menos uma vez no Cash & Carry.
 
Para Araújo, o setor está sendo impulsionado principalmente pela influência da classe média, que a partir da complexidade de seu perfil, tem conseguido das empresas uma maior praticidade nos produtos, cuidados com a saúde e preço competitivo: “O varejo tem que se transformar a partir dessas linhas mais tênues da economia que permitem às empresas entender as necessidades do consumidor”, afirmou.
 
Ainda de acordo com gestor, o cliente não está mais preso a somente um canal de compra, como os mercados. “O consumidor de hoje está muito mais atento a questões de praticidade e acessibilidade nos serviços que procura. Com isso, o mercado se adapta rapidamente a essas necessidades, criando um fortalecimento na rede de estabelecimentos a disposição das pessoas”, argumentou.
 
Atacarejo Treichel:
No mercado desde 1964, o Atacado Treichel reposicionou a marca em 2005, voltando-se também para a área de varejo. O antigo armazém, que vendia a granel em Pelotas, hoje conta com um grande pavilhão responsável pelas vendas nos segmentos de açougue, padaria, farmácia e vestuário, além de itens do cotidiano. Com a ampliação para o setor de Atacarejo, a empresa começou a comercializar produtos diretamente para o consumidor final. A partir da divisão de foco, a organização alcançou aumento de 30% de faturamento já no ano de 2005. Em 2009, o crescimento foi de 80%.
 
Road Show com especialistas em desenvolvimento humano na Expoagas 2010
 
Leila Navarro e José María Gasalla ministram palestra na Expoagas 2010 no dia 26 de agosto no Sesi Fiergs em Porto Alegre, baseada no livro Confiança – o diferencial do líder. A obra utiliza a história de uma multinacional fictícia como exemplo para o aprendizado de diversas lições de gestão e confiança.
 
Em décadas de estudo e observação do cenário empresarial, Leila Navarro e José Maria Gasalla coletaram farto material sobre companhias familiares, importantes referências no cenário produtivo de países como Brasil e Espanha. Esse conhecimento extensivo rendeu um romance que trata do complexo e fascinante processo de sucessão numa corporação latina, atuante em vários segmentos. Fundada por um imigrante inventivo e perseverante, a Órion é uma holding poderosa, com unidades industriais que fabricam desde brinquedos até cabos elétricos.
 
Entremeados à narrativa dos fatos que levaram à criação e desenvolvimento da empresa, os autores aliam conhecimentos racionais e intuitivos combinando a narrativa ficcional e o conteúdo analítico – recurso utilizado para ilustrar os conceitos que forjam a moderna ciência da administração, transmitindo preciosas lições de gestão e mostram como a confiança em si mesmo, nos valores empresariais e no trabalho dos colaboradores são fundamentais para o sucesso e a construção de uma imagem empresarial.
 
Os autores
Leila Navarro é palestrante motivacional e comportamental conhecida em todo o Brasil e diversos países como Portugal, Espanha, Japão, Chile, Peru, México, Uruguai e Paraguai. Suas palestras já foram assistidas por mais de meio milhão de pessoas, motivo pelo qual ela recebeu, por três vezes consecutivas, o prêmio Top of Mind, na categoria de palestrante do ano. Autora de doze livros de autoconhecimento e desenvolvimento humano e colunista de diversas mídias nacionais e internacionais, Leila é formada em fisioterapia pela USP com especialização em medicina comportamental pela Escola Paulista de Medicina. Preside o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Capital Humano (IPEDESCH). www.leilanavarro.com.br.
 
José María Gasalla é Engenheiro Aeronáutico e Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade Autônoma de Madri (UAM) Também recebeu certificado em estudos avançados no doutorado de Psicologia Social da Universidade Complutense de Madri. Atualmente trabalha como diretor do Programa Direção Estratégica de Pessoas e Negócios do ESADE – Madri  (Escola de Negócios), perito na Agência Nacional de Avaliação Científica e Acadêmica (Aneca), professor na Universidade Autônoma de Madri e avaliador do Processo de Certificação de Coachs Profissionais e Executivos da Associação Espanhola de Coaching (Aecop). Além disso, já escreveu quatro livros e é colunista de diversas publicações nacionais e estrangeiras. www.gasalla.com
 
Confiança – O diferencial do líder
de Leila Navarro e José María Gasalla
248 páginas, 14 x 21 cm, R$35,00
Integrare Editora, 2010
 
Serviço:
PALESTRA COM LEILA NAVARRO E JOSÉ MARÍA GASALLA baseada no livro Confiança – o diferencial do líder
Data: 26.08.10
Horário: 10h30
Local: Sesi Fiergs
Endereço: Avenida Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS
Inscrições: No local do evento
 
Expoagas 2010 traz novidades e inovações para supermercadistas

Expositores apresentam lançamentos em tecnologia, alimentos e suprimentos.

Com a expectativa de movimentar, até amanhã, cerca de R$ 257 milhões em negócios, a 29ª Convenção Gaúcha de Supermercados e a Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços - Expoagas 2010 está trazendo algumas novidades e inovações tanto em produtos quanto no fornecimento de serviços e maquinário para o setor supermercadista.

Uma destas inovações vem da JJ Equipamentos, que está apresentando um carrinho de supermercado 100% reciclável, que suporta até 270 quilos e tem durabilidade média de 12 anos, com metade do peso dos carrinhos convencionais. Também na linha de equipamentos para o varejo, a Joape, já tradicional no segmento de climatizadores, trouxe para a Expoagas o carrinho elétrico Speedy, explorado como uma alternativa ecologicamente correta no uso do transporte individual ou de cargas. A Open Solution apresenta inovações em seu sistema de gestão para supermercados, com a integração automática das notas fiscais eletrônicas dos fornecedores ao recebimento de mercadorias.

Entre os lançamentos do segmento alimentício e de bebidas, a Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, lança dois novos sabores da linha Piá Essence, de mousse de maracujá e frutas silvestres, também disponíveis na versão light. Atualmente, 70% da linha é vendida na embalagem de 800g, principalmente em grandes redes varejistas. A Vinícola Wine Park, de Garibaldi/RS, apresenta o primeiro vinho fino do Brasil em embalagem Tetra Pak, o Onorabile. São dois vinhos bi-varietais: o tinto (Cabernet Sauvignon e Merlot) e o branco (Chardonnay e Riesling).

No encerramento da Feira, nesta quinta-feira às 16h, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, realiza a coletiva com o balanço final da Expoagas 2010. A entrevista acontece na Escola Móvel da Agas, localizada em frente ao Centro de Eventos da Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre/RS).

As atrações do último dia de programação do evento podem ser conferidas abaixo: 

EXPOAGAS 2010

Dia 26 de agosto

           09h – Palestra magna – Max Gehringer – Carreira & Empregos – Teatro do Sesi

           10h30min – Palestra-showLeila Navarro e José Gasalla – Empreendedorismo – Teatro do Sesi

           12h - Abertura da feira de negóciosCentro de Eventos

           14h – Seminário Jurídico

Dra. Adriana Burger – CAT (Sala A) – “Serviço de atendimento ao cliente/SAC na ótica do Código de Proteção e Defesa do Consumidor”

           16h – Palestra temática – Marketing de relacionamento – Paula Maines  CAT (Sala B)

           21h – Encerramento do evento

 

Fonte: Agas
Autor: Assessoria de Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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