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Consultor explica como transformar pequeno negócio em grande empreendimento
   
     
 


25/08/2010

Consultor explica como transformar pequeno negócio em grande empreendimento
Além do planejamento, o ideal é contar com uma assessoria especializada e um consultor que auxilie no processo de crescimento da empresa

Uma das principais dificuldades encontradas pelos pequenos empreendedores costuma ser, por incrível que possa parecer, o crescimento da empresa, ou seja, a falta de preparo em relação à administração de um negócio. 

De acordo com o Gerson Christensen, diretor executivo da SSK, empresa que atua na área de consultoria, auditoria, ações de marketing, pesquisa de mercado, gerenciamento por categoria e projetos especiais, em geral, o pequeno empreendedor possui uma grande ideia ou é especializado em determinado assunto, porém não está preparado para gerir um negócio, ainda que pequeno. “Enquanto todas as variáveis do negócio estão em suas mãos, ou seja, o faz tudo, o pequeno empresário não sente dificuldades. Porém, à medida que o negócio cresce, ele perde controle da situação e muitas vezes não se dá conta que está tendo prejuízo e indo à falência”, alerta.

A outra dificuldade é não analisar e planejar o futuro do negócio. “Por acreditar que o planejamento tem um custo elevado, o pequeno empresário não se interessa por esse serviço. O planejamento feito por um bom profissional é ideal para garantir um crescimento saudável, aproveitando os lucros para desenvolver melhor o negócio”, esclarece Christensen.

Mas ao buscar a ajuda de um consultor especializado, o pequeno empreendedor deve tomar cuidado para não cair em ciladas. “O planejamento é muito importante, pois é o momento onde o empreendedor poderá ter uma visão do seu negócio de fora dele, isto é, sem o envolvimento do dia-a-dia. Além disto, ele deve se despir de percepções pessoais e olhar o negócio sob todas as óticas, em especial a do consumidor ou cliente”.

Além da falta de planejamento, as principais causas da mortalidade das micro e pequenas empresas são a falta de análise do potencial de mercado, desconhecimento dos processos de administração de um negócio e excesso de confiança no “feeling” próprio, assim como a inexperiência na gestão e a falta de treinamento. “Quando não se tem conhecimento sobre determinado assunto, o sucesso será mais por acaso que por competência. Assim, o negócio vira uma loteria. E são poucos os que ganham na loteria”, explica Christensen.

Gerson defende que o pequeno empreendedor é o grande empreendedor do futuro. “Grandes negócios hoje começaram com pequenos, porém bons empreendedores. O pequeno empreendedor carece de algumas facilidades que o grande empreendedor tem, como capacidade de investimento. No entanto, vale destacar que o pequeno empreendedor tem de sobra entusiasmo, flexibilidade, velocidade de ação e grande espaço de crescimento”. Aliando-se a bons profissionais e com uma boa assessoria está preparado para crescer.

O crescimento das oportunidades de empregos disponíveis no mercado, aliada à facilidade de obtenção de crédito, colaborou para a mudança no estilo de vida do consumidor brasileiro. E estudar o seu comportamento para decifrar gostos e tendências é pensar como ele vive, se relaciona com a família, amigos e até mesmo como toma as decisões no dia a dia.

Sobre Gerson Christensen

Diretor Geral da SSK Análises Mercadológicas, Christensen é formado em Administração de Empresas pela USP. Traz em sua experiência profissional mais de 20 anos de atuação na área comercial, tanto nas relações B2B quanto nas relações B2C. Foi durante seis anos vice-presidente da AMPRO – Associação de Marketing Promocional e autor do capítulo “Pesquisa em Marketing Promocional” do livro “Marketing Promocional para Mercados Competitivos”, de Edson Crescitelli e Antônio Costa. Desde abril de 2006, atua como Coordenador do Grupo de Marketing da Câmara de Comércio Brasil e Alemanha.

Sobre a SSK Analises Mercadológicas

Há 20 anos no mercado, a SSK trabalha com empresas representativas no mercado brasileiro e também com multinacionais respeitadas no mundo todo. Entre elas estão 3M, Banco de Eventos, Carrefour, Comgás, Epson, Gillette, Kodak, Mark Up, Nestlé, Norway, Novartis Saúde Animal, Procter & Gamble, Usina de Criação, Wal Mart. A empresa possui serviços de consultoria, auditoria, ações de marketing, pesquisa de mercado, gerenciamento por categoria e projetos especiais. Mais informações: www.sskanalises.com.br

Fonte: Office3
Autor: Carolina Lara
Revisão e edição: Luiza Müller

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