TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Parceiros Voluntários apresenta painel sobre profissionalização no Terceiro Setor
   
     
 


27/08/2010

Parceiros Voluntários apresenta painel sobre profissionalização no Terceiro Setor
Parceria com o BID/FUMIN vai mudar o patamar de gestão de cerca de 100 organizações sociais do Estado

A ONG Parceiros Voluntários promove em 30 de agosto, no Salão Nobre da Federasul, o 1º Seminário Ampliando Horizontes com a presença de convidados ligados ao Terceiro Setor, meio empresarial, patrocinadores e redes colaborativas do projeto.  No encontro  será  apresentado o novo patamar de profissionalização de 31 organizações sociais e de 58 lideranças e técnicos   de nove cidades gaúchas que participaram da primeira turma piloto do curso gratuito Educando para a Transparência. 

A Horta Comunitária Joana de Angelis foi uma das OSCs participantes da primeira turma e completa 20 anos no dia 4 de setembro. Ela atende cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens (por mês), da periferia de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos. Trabalha com projetos financiados pelo Estado ou iniciativa privada oferecendo oficinas de meio ambiente, esportes, teatro, informática, aulas de reforço, artes plásticas e outros. Recentemente, lançou um pré-vestibular comunitário para jovens de até 24 anos. A partir da capacitação, a coordenação da Horta passou a trabalhar para dar transparência para todos seus processos. Como recebe investimento estatal, muitos deles ganhos em concorrências públicas com outras entidades, precisa apresentar lisura em seus processos para continuar atuando.

Outra organização capacitada foi a APAE de Sapucaia do Sul. A instituição trabalha no atendimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual ou múltipla. Atualmente, atende 310 pessoas em sua clínica de reabilitação (com serviço médico e psicológico) e em uma escola de educação especial. Durante toda capacitação, a sua coordenação aprendeu a adequar seu balanço patrimonial (o que era considerado uma de suas deficiências). A partir disso, conseguiu ser mais transparente em suas ações e prestações de contas. Como recebe verbas de pessoas físicas e da iniciativa privada precisa ter lisura em todos os processos de gestão. A adoção de táticas de marketing, como a criação de um blog, por exemplo, ajudou a divulgar o trabalho da entidade e melhorar sua imagem na sociedade em que atua. Esta ferramenta também foi iniciada depois da capacitação da Parceiros Voluntários.

A capacitação de 80 horas presenciais e 20 horas de educação à distância, iniciada em agosto de 2009, faz parte de uma grande parceria  desenvolvida pela ONG Parceiros Voluntários com  o BID/Fumin e com o patrocínio da Petrobras -  o  Projeto Desenvolvimento de Princípios de Transparência e Prestação de Contas em Organizações da Sociedade Civil. 
 
“Queremos dar visibilidade aos resultados e aprendizagem das organizações da sociedade civil.“O êxito de projetos sociais depende da profissionalização na gestão e administração da instituição e somente dessa forma se pode assegurar níveis adequados de investimentos, doações, voluntariado e outras colaborações ao projeto”, diz Maria Elena Pereira Johannpeter, presidente voluntária da ONG Parceiros Voluntários.  

Melhores práticas 

Na programação, que se estende das 8h30 às 13h, serão apresentados depoimentos de instituições participantes e  exemplos de melhores práticas de gestão desenvolvidas no curso. Às 10h20min, Maria Elena Johannpeter fala sobre a importância da metodologia inédita  e, às 11h, um consultor voluntário irá comentar detalhes da implantação e acompanhamento do curso. 
O conteúdo das três capacitações pilotos, que compõem o Projeto inclui  entre outros aspectos legais das organizações sociais, requisitos técnicos para a prestação de contas e a elaboração de um plano de ação para colocar em prática as lições aprendidas. Em 2011, cerca de 100 organizações  gaúchas estarão capacitadas para a prática da transparência e da prestação de contas na área social.

Mais informações: www.parceirosvoluntarios.org.br/transparencia.asp ou (51) 2101-9797

Fonte: Neiva Mello
Autor: Ismael Cardoso
Revisão e edição: Luiza Müller

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br