TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Resolução proibirá liquinhos no comércio ambulante de Porto Alegre
   
     
 


27/08/2010

Resolução proibirá liquinhos no comércio ambulante de Porto Alegre
"Medida, necessária e urgente, é a proibição da comercialização dessa 'bomba' que vitima consumidores", afirma o editor do Consumidor-RS, Alexandre Appel
Foto: Camila Dutra/PMPA
Fiscais da Smic recolheram dois liquinhos em um carrocinha de pipoca
Fiscais da Smic recolheram dois liquinhos em um carrocinha de pipoca

A Prefeitura Municipal de Porto Alegre divulgou hoje que a Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) irá emitir uma Resolução para proibir o uso de bujões de 2 kg (liquinhos) no comércio ambulante de Porto Alegre. Que a medida cumpre determinação do Corpo de Bombeiros da Capital, que orienta a proibição desses bujões de gás devido ao superaquecimento da estrutura metálica dos carrinhos, que aumenta a pressão sobre o cilindro e causa vazamento e explosão.

De acordo com o titular da pasta, Valter Nagelstein, a Smic já proíbe há dois anos a utilização dos bujões de 2 kg no comércio ambulante de Porto Alegre, à exceção dos parques, praças e orla, que são de competência da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). “Embora a proibição ainda não seja lei, a equipe de fiscalização da secretaria orienta os ambulantes a utilizarem o bujão de 13 kg por medidas de segurança”, afirma.
 
A equipe de Fiscalização de Ambulantes da Smic recolheu na quinta-feira, 26, dois liquinhos em uma carrocinha de pipoca, localizada no bairro Centro Histórico.
 
O editor do CONSUMIDOR-RS Alexandre Appel, vice-presidente do Fórum de Defesa do Consumidor do RS, entende que uma Resolução, como divulgada, é insuficiente para a proteção da vida e da segurança dos consumidores da capital.
 
Appel entende que a Prefeitura deva publicar Decreto Lei proibindo toda e qualquer comercilização do P2 na capital do RS, uma vez que a Constituição Federal prevê a possibilidade dos Estados e Muncípios legislarem em conjunto com o Governo Federal na defesa dos consumidores.
 
"Este P2, o conhecido liquinho, é uma verdadeira bomba ambulante pois o recipiente não possui válvula de segurança" afirma Appel. "Basta ser utilizado num ambiente quente para o gás dilatar e o recipiente explodir em contato com a chama que está gerando" completa Appel.
 
Segundo informações das principais distribuidoras de GLP, 90% da venda do liquinho, o P2, está concentrada no estado do RS.
 
"Chegou a hora de tirarmos do mercado este produto nocivo, recarregado sabe Deus como, e que está regularmente provocando acidentes graves com perdas de vidas" afirma  Alexandre Appel.

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br