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Inicia pesquisa sobre o comportamento do consumidor brasileiro
   
     
 


31/08/2010

Inicia pesquisa sobre o comportamento do consumidor brasileiro
Produto do Ano reúne Comitê de Ética e avalia produtos mais inovadores

A Produto do Ano, maior certificação privada do mundo sobre inovação de produtos na área do grande consumo, deu a partida para uma das maiores pesquisas sobre o comportamento dos consumidores realizadas no País. O processo teve início com a reunião do Comitê de Ética no último dia 19, formado por representantes de respeitáveis entidades brasileiras, como Abracom, Ibope, ABMN, Ampro, INPI, AVDV, IAB, ABAP, ANPEI e ABIHPEC. A missão desses parceiros é referendar as inscrições dos produtos de acordo com as normas da certificação.  

A partir daí, o Ibope realizará em setembro pesquisa em seis diferentes capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Os entrevistados optam por um dos produtos expostos, levando em consideração o conceito de inovação em seu conteúdo ou embalagem.

Além de indicar os vencedores, o Ibope apresenta o estudo Grandes Conclusões, também encomendado pela Produto do Ano. Nesse levantamento constarão dados comportamentais dos consumidores. Em 2009, por exemplo, essa pesquisa apontou, dentre outras características, que o brasileiro está disposto a experimentar novos produtos inseridos no mercado, que os jovens dão menor importância à relação custo-benefício e que os homens são mais propensos a se tornar adeptos de produtos tecnológicos.

"Tecnologia e sustentabilidade aplicadas aos novos produtos são dois itens fundamentais e ligados entre si. Eles devem apresentar inovações que deem mais conforto ao consumidor. Mas esses avanços devem levar em consideração o uso de insumos cada vez menos danosos ao ambiente. Nas embalagens, por exemplo, também conta muito a preocupação da empresa com materiais biodegradáveis ou recicláveis. E muitos dos produtos apresentados em 2010 vieram com essa preocupação", afirma Carlos Henrique Carvalho, presidente da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom).

Outra característica apontada é que, quanto maior a faixa etária, maior o interesse por produtos naturais ligados à saúde e bem estar. "Há cerca de dez anos a sustentabilidade não era tão valorizada. Atualmente, passa a ser um imperativo no mundo dos negócios. Hoje há uma maior exigência dos consumidores, fruto de toda questão ambiental que se discute", comenta Valéria Luz, superintendente da Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN).

Produtos que tenham boa relação custo-benefício, que são naturais e proporcionem uma melhora na saúde estão entre os mais requisitados pelos consumidores . "Diante das diversas opções é preciso que as empresas se diferenciem de seus concorrentes. Possuir a chancela de uma certificação séria e conceituada em todo o mundo, como a Produto do Ano, pode fazer a diferença na escolha do consumidor", conclui Antonio Peres, CEO da certificação no Brasil.

Sobre a Produto do Ano

Projeto criado na França em 1987 pelo Group Management Europe. É a maior certificação privada do mundo sobre inovação de produtos na área do grande consumo, que visa reconhecer os produtos de grande consumo mais inovadores, desenvolvidos pelas empresas nos últimos 24 meses. Está presente em todos os continentes, totalizando 38 países. No Brasil, a certificação existe desde 2007. Em 2011, pela primeira vez, serão realizadas edições na Argentina, Chile e México.

Fonte: Lucia Faria
Autor: Renniê Paro
Revisão e edição: Luiza Müller

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