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Carrefour comemora 35 anos no Brasil e revive década de 70 em sua campanha
   
     
 


31/08/2010

Carrefour comemora 35 anos no Brasil e revive década de 70 em sua campanha
Em ação inédita, a rede promove campanha de comunicação integrada envolvendo rádio, tevê, jornais e mídia social para celebrar seu aniversário com os clientes

Em setembro, o Carrefour celebra 35 anos de sua chegada ao Brasil com uma grande campanha que contempla os diferentes veículos de comunicação e uma série de ações que remetem os consumidores para a década dos anos 70, numa viagem virtual no túnel do tempo, e muitas ofertas especiais a seus clientes.

O diretor executivo de Marketing do Carrefour, Rodrigo Lacerda, explica que, mais uma vez, a empresa é pioneira ao desenvolver uma campanha baseada numa plataforma de mídia integrada, usando-se tanto a mídia tradicional – jornais, rádio, tevê –, como a mídia social – sites, twitter – além de várias ações nas lojas, inclusive de flash mob. A campanha explora gírias, músicas e trajes da época, criação de ambiente que relembra o primeiro hipermercado inaugurado em 1975, em São Paulo, na Marginal do Rio Pinheiros.

Estão previstas várias promoções comerciais em toda a rede, com descontos que chegam até 35% no segmento de produtos alimentícios. No mês de aniversário, permanecerão os maiores prazos de financiamento oferecidos no País e sem juros: em até 30 vezes para toda a sua linha branca (geladeiras, lavadora de roupa, freezer, fogão, etc); em até 24 meses para a linha marrom (televisores, DVDs, equipamentos de áudio); e em até 18 meses para os produtos de informática.

Ao mesmo tempo, as lojas do Carrefour estarão vestidas com a comunicação de aniversário, anunciando promoções especiais feitas em parcerias com alguns dos maiores fornecedores, que acompanharam a trajetória da rede nesses 35 anos. Além de negociações especiais, serão feitas promoções com destaque para produtos de marcas tradicionais, que fazem parte da história do Carrefour no Brasil, como da Nestlé (Leite Moça, Nescau e Leite Ninho), Unilever (Omo, Lux Helmmans), Coca-Cola, Sopa Konorr, Danone, entre outras.

Festa virtual

Fará parte do pacote a força do E-commerce do Carrefour, que já se consolidou como um dos mais importantes do mercado brasileiro em apenas cinco meses de atuação. No site do Carrefour.com, os clientes serão convidados a participar da "Festa Vip" e para isso será necessário fazer um cadastro. A partir daí, será possível adquirir produtos com descontos diferenciados para a comemoração de aniversário. Outras ações virtuais permitirão aos clientes votar em produtos para os quais serão válidos esses descontos. O “Carrefour.com.br”  contará com games em que os vencedores serão premiados.

Há novidades também no prazo de parcelamento em compras do E-commerce, que foi esticado de 30 para até 35 vezes, sem juros, para determinados produtos.

A campanha

O filme publicitário preparado para as comemorações, intitulado “Patota”, a ser veiculado a partir de 1º de setembro, é ambientado no ano de 1975 e traz, com destaque, elementos da década: carros da época, como a perua Kombi, costeletas e cabelos compridos, ou em estilo “black power”, calças  pantalonas com boca-de-sino, batas indianas, muita gíria, entre outros comportamentos baseados na estética e filosofia hippie. “Conseguimos fazer uma campanha lúdica, interativa utilizando uma plataforma de comunicação integrada para reviver uma história tão rica do Varejo como é a do Carrefour” afirma Rodrigo Lacerda. “As iniciativas têm como objetivo mostrar uma trajetória de pioneirismo do Carrefour que trouxe para o Brasil o conceito de hipermercado com a variedade de produtos e preços acessíveis” completa o executivo.

Produzido pela agência F/Nazca, o filme de 30 segundos será exibido em setembro, e traz no roteiro um grupo de amigos combinando uma festa surpresa para o Décio. A decisão é ir até um “tal” de Carrefour – ainda não muito conhecido – para fazer boas compras, encontrando tudo e gastando muito pouco. Em seguida, o filme exibe os mesmos personagens nos dias atuais, e o grupo em uma nova festa surpresa para o Décio, que igualmente se emociona. O locutor finaliza: "35 anos depois, a patota continua fazendo festas surpresas pro Décio. E ele continua ficando surpreso”.

"Vamos levar as pessoas para ano de 1975 recriando a primeira loja do Carrefour com produtos, decoração e figurino da época. Vai ser uma experiência única, uma viagem no tempo, real, sensorial e interativa. E a experiência continua no digital levando as pessoas pelos anos 70, 80, 90 e 00, com ícones de cada década, na moda, música, TV e notícias. Criamos conteúdo a partir da relação do Carrefour com as pessoas”, declara Theo Rocha, diretor de criação digital da F/Nazca.

Reviver o clima de um hipermercado do ano de 1975 será outra atração preparada pelo Carrefour ao seu público. Em setembro, os clientes que visitarem a unidade Pinheiros, localizada na Av. das Nações Unidas, entrarão num verdadeiro “túnel do tempo” e poderão passear por um ambiente que os transportará para o primeiro hipermercado Carrefour do Brasil, com fachada e produtos da época, mock up de embalagens do período, corredores em 3D para trazer maior veracidade ao local, e cenário que convida os visitantes a tirar fotos em ambientação retrô.

Para compor o ambiente, serão transmitidos vídeos de comerciais antigos e os visitantes, que quiserem testar seus conhecimentos de fatos da época, terão à disposição um computador com jogos de perguntas e respostas.

Além da loja Pinheiros, o clima retrô do Carrefour de 1975 também vai ser revivido em outros seis hipermercados do Grupo. As lojas Barra (Rio de Janeiro, RJ), Contagem (Contagem, MG), Dom Pedro (Campinas, SP), Brasília Sul (DF), Albion (Porto Alegre, RS) e Recife Torre (Recife, PE) terão gôndolas com produtos antigos, um painel para clientes fazerem fotos inspiradas na década e urna para depositarem suas histórias.

Interação com os clientes

Outra surpresa para os clientes do Carrefour envolve ação de “flash mob”, que significa a mobilização instantânea de um grupo de pessoas em um local público para realizar uma ação previamente organizada. O objetivo é causar impacto nos clientes e convidá-los a fazer parte da ação de comemoração de aniversário do Grupo.

Atento aos seus mais diversos públicos, o Carrefour também identificou em um site de relacionamento uma comunidade chamada ‘Quero ser patinador do Carrefour’, e selecionou cem patinadores para passearem pelos corredores da loja de Pinheiros.

As ações também contemplam mídia impressa e, para isso, foram feitas reproduções de capas dos dois principais jornais de São Paulo da época. “Queremos resgatar o contexto político, social e cultural do momento em que o Carrefour chegou ao País, por meio das manchetes, de forma interativa”, explica Lacerda. Com esse mesmo objetivo e dentro desse mesmo conceito, haverá ações em uma emissora de rádio.

Concurso Cultural

Para resgatar histórias de sucesso que envolvem o Carrefour, o Grupo promove o Concurso Cultural, direcionado a funcionários, fornecedores e clientes, que serão convidados a contar suas histórias de vida com o Carrefour. A participação poderá ser feita pelo site do Grupo, ou por meio de urnas que serão distribuídas por todas as lojas do País.

As três melhores histórias serão premiadas com 35 carrinhos de compras, cada uma. As cinco melhores histórias de funcionários também serão premiadas.

Sobre o Carrefour

Há 35 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A rede está presente em 20 estados brasileiros e mais Distrito Federal, com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Atacadão e Dia%, além de oferecer serviços diversos para a conveniência do consumidor, como postos de combustíveis, drogarias, serviços financeiros, turismo, entre outros. A rede também atua na Internet, com o novo canal de vendas www.carrefour.com.br. O grupo conta com mais de 70 mil funcionários no Brasil, sendo um dos maiores empregadores do País. No mundo, o Grupo é o segundo maior varejista do mercado, presente em 32 países.

Fonte: Fatto
Autor: Daniela Machado
Revisão e edição: Luiza Müller

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