TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Juca Ferreira defende acesso pleno à cultura no Brasil
   
     
 


02/09/2010

Juca Ferreira defende acesso pleno à cultura no Brasil
Ministro declarou que para mudar realidade do país os empresários podem investir mais por meio da Lei Rouanet

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, fez uma defesa da importância da cultura para o desenvolvimento do Brasil na reunião-almoço desta segunda-feira (30) na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC). Com R$ 1, 5 bilhão no orçamento, o ministro quer garantir que o Brasil inteiro tenha acesso aos bens e serviços de cultura. “Estou na luta para quebrar a lógica de uma cultura para poucos”, afirmou Juca Ferreira. 

Apesar do potencial criativo brasileiro e do patrimônio cultural diversificado, o ministro cita que o País está na metade do caminho e tem muito a avançar. Três exemplos comprovam a situação: apenas 1,7 livro per capita/ano, o Brasil é dono de dos piores índices de leitura na comparação com outros países e mais de 90% dos municípios não têm teatro ou cinema.
 
“Sem cultura não há possibilidade da valorização plena do ser humano”, salientou ele. Na opinião de Ferreira, as pessoas que têm acesso à cultura desenvolvem a capacidade de entender, criar e recriar o mundo. “O Brasil não tem costume de tratar a questão cultural como econômica, mas por meio da cultura se gera um emprego qualificado. Não há educação sem cultura, nem cultura sem educação. A cultura é importante, inclusive, para a saúde e para a diminuição dos índices de violência”, frisou.
 
Para mudar essa realidade, Ferreira propõe um pacto entre empresários, governos e artistas. Um dos caminhos é a lei federal de incentivo à cultura, mais conhecida como Lei Rouanet. “Com a lei, as empresas que investem em manifestações culturais recebem 100% dos recursos de volta, porém somente 6% do total que poderia investir têm adotado essa prática”, lamentou. Entre as razões apontadas pelo ministro está a falta de tradição e o mito de que aumenta a fiscalização por parte da receita.
 
A palestra do ministro abriu oficialmente a programação do Mês da Cultura na CIC, que ocorre em setembro. Na ocasião, a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura, fez a entrega do troféu “Empresa Amiga da Cultura” para 43 organizações da cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CIC
Autor: Marta Sfreddo e Greice Demoliner Tedesco
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br