TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Aeromóvel qualifica mobilidade urbana para Copa 2014 em Porto Alegre
   
     
 


02/09/2010

Aeromóvel qualifica mobilidade urbana para Copa 2014 em Porto Alegre
Prefeito José Fortunati participou nessa 5ª feira da cerimônia de assinatura do contrato para implantação

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Projeto fará conexão da estação do Trensurb ao Aeroporto Salgado Filho
Projeto fará conexão da estação do Trensurb ao Aeroporto Salgado Filho

O prefeito José Fortunati participou, na tarde de hoje, 2, da cerimônia de assinatura do contrato para implantação do Aeromóvel na Estação Aeroporto do Trensurb. O ato contou com a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, e do diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo Cunha. O Aeromovel, que deverá ser concluído em um ano, fará a ligação da estação Aeroporto da Trensurb ao Aeroporto Internacional Salgado Filho. (vídeo)

O sistema com tecnologia 100% nacional permitirá o acesso rápido e direto dos usuários ao terminal, sem prejuízo ao meio ambiente, baixo custo operacional, acessibilidade universal, em um trajeto de 952 metros, percorrido em 90 segundos. Serão dois veículos totalmente automatizados com capacidade para 150 e 300 lugares. O projeto visa qualificar o transporte público da Grande Porto Alegre. Conforme o prefeito, esta é mais uma ação de melhoria na infraestrutura da cidade na preparação para Copa 2014. “Com o Aeromóvel, Porto Alegre será referência internacional de uma tecnologia de ponta na área de mobilidade urbana. Um transporte coletivo que terá a integralidade de vários modais. Este é um momento significativo que consolida mais uma etapa de preparação para o Mundial”, enfatizou Fortunati.

O projeto de implantação do Sistema Aeromóvel, para conexão da Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal Novo do Aeroporto Internacional Salgado Filho, tem por finalidade aumentar a capilaridade do sistema metroviário da Região Metropolitana de Porto Alegre, e como conseqüência, elevar a taxa de ocupação dos carros do metrô utilizando uma tecnologia nacional inovadora. “Além de integrar o transporte coletivo, essa realização compreende na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o ministro Márcio Fortes.

Além de unir operacionalmente uma estação do metrô a um núcleo atrativo de demanda (terminal aeroportuário), servirá como projeto-piloto, que poderá vir a ser implementando junto a outros sistemas metroviários do País com a finalidade de incrementar a mobilidade urbana e de incentivar a redução do uso de veículos automotores.

Projeto Aeroporto Salgado Filho - Desenvolvido pelo Grupo Coester, de São Leopoldo, o Aeromóvel será projetado para cumprir todo o percurso em um intervalo de tempo da ordem de 90 segundos, utilizando subsistema de propulsão acionado eletricamente, disposto em duas casas de máquinas ao nível do solo, contando com uma redundância acionada por motor de combustão interna a gás natural, aumentando a disponibilidade do sistema e capacitando-o para 24 horas de operação ininterrupta. A propulsão deverá ser capaz de levar o veículo a uma velocidade de até 60 km/h, com uma taxa de aceleração máxima de 1,1 m/s2.

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br