TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Hospital Moinhos de Vento realiza promoção de saúde bucal para crianças
   
     
 


06/09/2010

Hospital Moinhos de Vento realiza promoção de saúde bucal para crianças
Atividade acontece nos dias 8, 9, 15 e 16 de setembro e deverá beneficiar 500 alunos de creches e escolas públicas daquela região

Um grupo de profissionais do Hospital Moinhos de Vento irá realizar uma atividade de promoção à saúde para alunos de escolas e creches públicas da Restinga e Extremo Sul de Porto Alegre. Ao todo, deverão ser atendidas cerca de 500 crianças, de 4 a 6 anos de idade, pertencentes a oito instituições de ensino. Estão previstas ações nos dias 8, 9, 15 e 16 de setembro, com orientação e dicas de saúde, higiene e alimentação, transmitidas de forma descontraída, por uma peça teatral e palestras educacionais.

De acordo com Gisele Nader Bastos, que coordena a atividade juntamente com o odontólogo José Carlos Jeronymo, a ideia de promover essa ação surgiu a partir de um estudo de diagnóstico de saúde realizado nas comunidades locais. Gisele também coordena a Escola de Gestão em Saúde, centro estratégico do projeto do novo distrito de saúde que contará com unidades básicas, centro de diagnóstico, centro de especialidades e um hospital de média complexidade, que deve ser inaugurado naquela região em 2012. Trata-se do “Projeto Social Restinga e Extremo Sul”, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Porto Alegre.
 
Pesquisa
 
Na pesquisa realizada pela equipe do Hospital Moinhos de Vento foram entrevistados 3.391 adultos e 967 adolescentes. Em relação aos adultos entrevistados, 5% nunca haviam feito consultas com odontólogos e 28% deles não haviam voltado ao dentista há mais de três anos. Em relação aos adolescentes, pode-se observar que 30% dos adolescentes entrevistados classificaram sua saúde bucal, no máximo, como “regular”, enquanto, 17% nunca havia ido ao dentista.
 
Teatro educativo
 
Uma equipe com três odontólogos e 12 alunos do curso de Técnico em Saúde Bucal do Hospital Moinhos de Vento irão realizar a atividade. O grupo de profissionais fará uma palestra, por meio de uma apresentação de teatro, orientando sobre escovação, cárie e alimentação saudável. Ao final, as crianças receberão escovas de dentes e copinhos plásticos, para treinarem a técnica de escovação.

Fonte: fróes, berlato associadas
Autor: Karen Horn
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br