TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Expoazeite 2010 apresenta pela primeira vez rótulos nacionais
   
     
 


06/09/2010

Expoazeite 2010 apresenta pela primeira vez rótulos nacionais
Novidades, vindas do Sul e de Minas Gerais, serão destaque durante a quarta edição da feira internacional, e única sobre a iguaria, em setembro

Depois de anos de estudos e aperfeiçoamento das técnicas de produção da oliva no Brasil, os primeiros azeites nacionais chegam ao mercado, ainda tímidos, é claro, mas como um resultado importante de muita dedicação e persistência. Originários do Sul e de Minas Gerais, esses azeites estarão, pela primeira vez, na 4ª ExpoAzeite – pioneira no segmento e a mais importante feira da iguaria no País -, que acontece nos dias 13 e 14 de Setembro, no centro Fecomércio, em São Paulo.

O primeiro azeite de oliva extravirgem brasileiro foi processado em 2008, após 53 anos de estudos, pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), graças a uma parceria com o empresário Ítalo Mostarda, filho de Italianos, pequenos produtores de azeitona e azeite, na Itália, que possui uma metalúrgica e faz desenvolvimento de equipamentos para indústria.
 
A partir daí a EPAMIG passou a investir em maquinários para a extração do azeite e na estrutura para a produção de mudas. Em 2008, foi criada a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira com o objetivo de organizar o setor.
 
Atualmente a EPAMIG possui 70 produtores de Minas Gerais, em 50 municípios, com 400 hectares e 200 mil plantas. De São Paulo, são 15 produtores, de 10 municípios, com 100 hectares e 50 mil plantas. E a expectativa de produção para 2012 é de 1000 toneladas de azeitona e 150 a 200 toneladas de azeite.
 
Outra novidade do evento é o primeiro azeite de oliva produzido no Rio Grande do Sul em escala comercial. O produto é da propriedade Olivas do Sul, localizada em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, com 13 hectares plantados. De lá foram extraídos 800 litros de azeite de oliva, monovarietal arbequina e toda a produção já está vendida para comerciantes locais, antes mesmo do envazamento e rotulagem.
 
Para garantir os primeiros lotes de garrafas com o azeite extravirgem no mercado, foram necessários investimentos que se aproximam de R$ 800 mil reais, sendo que 30% desse montante foi aplicado na implantação do primeiro pomar de oliveiras de Cachoeira do Sul.
 
 
O azeite de oliva do Rio Grande do Sul tem como pano de fundo uma história que iniciou em 2005, quando o engenheiro elétrico José Alberto Aued, 55 anos, saiu à procura de uma propriedade para produzir espumantes. As vitiviníferas de Aued acabaram ocupando uma área de apenas meio hectare e com êxito nos vinhos, Aued passou a buscar alternativas para tornar produtivos os 13 hectares que restaram na propriedade do Alto dos Casemiros. A opção foi pela olivicultura, praticamente desconhecida no Brasil e sobre a qual o empresário tornou-se obstinado, buscando informações e tecnologia. Para a surpresa do produtor, as plantas adaptaram-se muito bem à região e as oliveiras lançadas em solo cachoeirense começaram a produzir com apenas três anos.
 
Essas verdadeiras ‘iguarias’ brasileiras, juntamente às novidades vindas da Europa e América do Sul, poderão ser degustadas na 4ª ExpoAzeite 2010. Durante a feira, produtores nacionais e internacionais ainda participarão do 1º Encontro Brasileiro sobre Plantio de Oliveiras para discussão do tema como agrenegócio no Brasil e no mundo.
 
“Temos um mercado nacional promissor. O azeite, cada vez mais, faz parte da dieta dos brasileiros que se interessam em comprar produtos de qualidade e saborosos”, afirma Patrícia Galasini, organizadora do evento. Vale destacar que, de acordo com dados do COI –Conselho Oleícola Internacional-, o Brasil é o terceiro maior mercado importador de azeites do mundo, ficando atrás apenas dos USA e União Européia. E a previsão é que as importações do óleo por aqui aumentem em 20% em 2010.
 
Organizada pela JKPG – empresa com quase 15 anos de experiência em eventos, estratégias de marketing e treinamento - a ExpoAzeite é a mais importante feira do produto no País. Desde 2009 é realizada junto à DeliFood, unindo o que há de melhor em alimentos refinados para o mercado brasileiro.
 
Em São Paulo, acontece nos dias 13 e 14 de setembro, das 10h às 20h, no Centro Fecomércio de Eventos. E, no Rio de Janeiro, em 16 de setembro, das 12h às 20h, no Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita. Para mais informações, o site é www.expoazeite.com.br, ou através do email info@expoazeite.com.br e telefone 11 3071-2277.

Fonte: inFATO
Autor: Gelse Montesso
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br