TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Prevenção ao Suicídio na Mídia é tema no Mãe de Deus
   
     
 


10/09/2010

Prevenção ao Suicídio na Mídia é tema no Mãe de Deus
Alto índice no Estado pede atenção de profissionais de saúde e da imprensa

No Rio Grande do Sul, uma média de três pessoas por dia tira a própria vida, número extremamente preocupante, principalmente se comparado ao resto do Brasil. Ciente da importância da mídia para amenizar este quadro, o Hospital Mãe de Deus (HMD) convida jornalistas, estudantes e demais pessoas ligadas à imprensa para a palestra gratuita Prevenção ao Suicídio na Mídia. Realizada no Auditório Irmã Jacomina Veronese (Av. José de Alencar, 286), busca discutir uma linha de comunicação visando criar uma melhor maneira de retratar o assunto. A palestra acontece às 9h do dia 10 de setembro, Dia Nacional da Prevenção ao Suicídio.

Em 2009, segundo dados da Secretaria da Saúde, 1108* pessoas cometeram suicídio no estado, só perdendo para o ano de 2006 e 2008, quando mais de 1150 gaúchos tiraram a própria vida. Cidades como Santa Rosa e Venâncio Aires chegam a alcançar patamares semelhantes aos de nações como Japão, que tem o suicídio como marca cultural. Frente a estes índices preocupantes o Centro de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio do Sistema de Saúde Mãe de Deus em parceria com a diretoria médico científica do HMD e Secretária da Saúde,começaram a tomar uma série de atitudes, entre elas promover esta comunicação com a imprensa, segmento que frequentemente precisa lidar de maneira cuidadosa com o assunto. “Os números confirmam que o silêncio não tem ajudado na diminuição de casos, é preciso quebrá-lo, mas de maneira correta e bem pensada”, afirma o psiquiatra Ricardo Nogueira, coordenador do Centro de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio.
 
Com as medidas que estão sendo tomadas, a intenção é de diminuir no próximo ano em um dígito o índice de mortalidade por lesões autoprovocadas. A proposta é ousada, ainda mais levando em conta o aumento de suicídios devido ao uso do crack e da divulgação do ato em tempo real na internet, o que acaba influenciando outras pessoas e banalizando o assunto. Mais um fator que dificulta o declínio de casos é o alto número de homicídios seguido de suicídio que está acontecendo em Porto Alegre e região metropolitana. O crime envolve uma situação na qual uma pessoa tira a vida de outra(s) e em um período de no máximo 24 horas, se mata.
 
Ricardo Nogueira também aponta a importância do debate do assunto em setembro: “Em dezembro e janeiro, o número de suicídios entre os gaúchos supera o de homicídios. É uma época de festividades e balanço emocional. É interessante conseguirmos trabalhar em cima disto desde agora”. Além de Nogueira, integra o grupo de palestrantes o Diretor Técnico e Médico-Científico do HMD, Alberto Alberto Kaemmerer e a doutora em Ciências Médicas – Saúde Mental e professora  da Pontifícia Universidade Católica (Pucrs),  Blanca Werlang. Não é necessário realizar inscrições prévias. Maiores informações pelo telefone 3230.6064. 
 
* Todos os dados referentes a suicídios nas cidades do Rio Grande do Sul podem ser encontrados no site http://www.saude.rs.gov.br/wsa/portal/index.jsp?menu=organograma&cod=3527

Fonte: Uffizi
Autor: Helena Eilers
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br