Débitos não autorizados foram os principais motivos das reclamações contra bancos no oitavo mês do ano, conforme divulgou o Banco Central. Das 905 reclamações procedentes contra todos os bancos do País no último mês, 117 eram sobre essa operação, que representou 12,9% do total.
Do total referente a esse tipo de reclamação, 44 foram contra o Banco do Brasil e 26, contra o Itaú. Em seguida, estão o Bradesco, com 18 reclamações sobre débitos não autorizados, o Santander, com 16 reclamações desse tipo, a Caixa Econômica, com 10 queixas, e o BRB, com 3 reclamações dessa natureza.
Em julho, débitos não autorizados também estavam em primeiro lugar do ranking, com 119 queixas, 14,9% do total de 799 reclamações procedentes de todos os bancos daquele mês.
Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere à Circular 3289, que trata de esclarecimentos incompletos ou incorretos, com 77 ocorrências – ou 8,50% do total.
Neste caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram BMG, com 39 reclamações, Banco do Brasil (14), Santander (6), SS (5) e Itaú (3).
Schahin e BNP Paribas empataram com duas reclamações. Já Cruzeiro do Sul, Citibank, Caixa Econômica Federal, Bonsucesso, Banco GE Capital S.A. E Safra registraram uma reclamação cada.
Em terceiro, com 59 reclamações, ficaram as operações não reconhecidas, que representaram 6,5% do total de queixas. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de agosto:
Reclamação |
Número |
Representação |
Conta - débitos não autorizados |
117 |
12,9% |
Circular 3289 - esclarecimentos incompletos/incorretos |
77 |
8,25% |
Segurança dos meios alternativos - operações não reconhecidas |
59 |
6,5% |
Restrições aos canais de atendimento convencionais
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50 |
5,52% |
Tarifas - Cobrança irregular - serviços não contratados |
50 |
5,52%
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Concessão de crédito sem título adequado - ausência de documento
demais operações
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45 |
4,97% |
Segurança dos meios alternativos - saques e depósitos divergentes |
37 |
4,08% |
Ouvidoria - atendimento |
33 |
3,64% |
Concessão de crédito sem título adequado - ausência de documento
crédito consignado |
32 |
3,53% |
Circular 3289 - descumprimento de prazo |
32 |
3,53%
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Bancos com mais de um milhão de clientes
De acordo com o levantamento, somente o número de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes alcançou 706 casos no mês passado. O número, frente a julho, registrou aumento de 14%, uma vez que naquele mês havia 618 queixas procedentes contra bancos com mais de um milhão de clientes.