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Débitos não autorizados ainda lideram queixas contra bancos, mostra BC
   
     
 


16/09/2010

Débitos não autorizados ainda lideram queixas contra bancos, mostra BC
Em agosto, do total de 905 reclamações procedentes contra todos os bancos do País, 12,9% referiam-se a essa transação

Débitos não autorizados foram os principais motivos das reclamações contra bancos no oitavo mês do ano, conforme divulgou o Banco Central. Das 905 reclamações procedentes contra todos os bancos do País no último mês, 117 eram sobre essa operação, que representou 12,9% do total.

Do total referente a esse tipo de reclamação, 44 foram contra o Banco do Brasil e 26, contra o Itaú. Em seguida, estão o Bradesco, com 18 reclamações sobre débitos não autorizados, o Santander, com 16 reclamações desse tipo, a Caixa Econômica, com 10 queixas, e o BRB, com 3 reclamações dessa natureza.

Em julho, débitos não autorizados também estavam em primeiro lugar do ranking, com 119 queixas, 14,9% do total de 799 reclamações procedentes de todos os bancos daquele mês.

Outras reclamações
Já a reclamação com o segundo maior número de incidência foi a que se refere à Circular 3289, que trata de esclarecimentos incompletos ou incorretos, com 77 ocorrências – ou 8,50% do total.

Neste caso, as instituições que mais tiveram reclamações desse tipo foram BMG, com 39 reclamações, Banco do Brasil (14), Santander (6), SS (5) e Itaú (3).

Schahin e BNP Paribas empataram com duas reclamações. Já Cruzeiro do Sul, Citibank, Caixa Econômica Federal, Bonsucesso, Banco GE Capital S.A. E Safra registraram uma reclamação cada.

Em terceiro, com 59 reclamações, ficaram as operações não reconhecidas, que representaram 6,5% do total de queixas. Na tabela abaixo, é possível verificar as dez principais reclamações de agosto:

Reclamação Número Representação
Conta - débitos não autorizados   117 12,9%
Circular 3289 - esclarecimentos incompletos/incorretos 77 8,25%
Segurança dos meios alternativos - operações não reconhecidas 59 6,5%

Restrições aos canais de atendimento convencionais

50 5,52%
Tarifas - Cobrança irregular - serviços não contratados  50

5,52%

Concessão de crédito sem título adequado - ausência de documento
demais operações

45 4,97%
Segurança dos meios alternativos - saques e depósitos divergentes  37 4,08%
Ouvidoria - atendimento 33 3,64%
Concessão de crédito sem título adequado - ausência de documento
crédito consignado 
32 3,53%
Circular 3289 - descumprimento de prazo 32 3,53%

Bancos com mais de um milhão de clientes
De acordo com o levantamento, somente o número de reclamações contra os bancos com mais de um milhão de clientes alcançou 706 casos no mês passado. O número, frente a julho, registrou aumento de 14%, uma vez que naquele mês havia 618 queixas procedentes contra bancos com mais de um milhão de clientes.

Fonte: InfoMoney
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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