TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Mutirão de conciliação envolvendo instituição bancária ocorre nesta semana
   
     
 


21/09/2010

Mutirão de conciliação envolvendo instituição bancária ocorre nesta semana
Trabalhos vão ocorrer até sexta-feira (24), na Central de Conciliação e Mediação do TJRS, localizada no 8º andar do prédio do IPE, em Porto Alegre, em área considerada anexa ao Foro Central

Com uma audiência presidida pelo Ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça Ruy Rosado de Aguiar Júnior, começaram nesta manhã (21/9) as audiências de conciliação envolvendo como uma das partes o grupo Itaú e relacionadas, na maioria, com a falta de pagamento de veículos. Os trabalhos vão ocorrer até sexta-feira (24/9) na Central de Conciliação e Mediação do TJRS, localizada no 8º Andar do prédio do IPE, em Porto Alegre, em área considerada anexa ao Foro Central. 

A primeira audiência presidida pelo Ministro Ruy tratava de tentativa de acordo para o pagamento de um caminhão. Na impossibilidade de estar presente, a dona do veículo autorizou seu Advogado a receber uma proposta de acordo da empresa de leasing. Em 15 dias, deverá informar nos autos do processo se aceita o pagamento do resto devido - fixado em R$ 110 mil, em duas parcelas. Os representantes da empresa avaliam que a conciliação, quando devidamente cumprida, é interessante porque há o pagamento e a

Antes da realização das três audiências simultâneas, o Desembargador Ricardo Raupp Ruchel, Corregedor-Geral da Justiça, agradeceu publicamente a presença e a participação do Ministro Ruy e do Desembargador aposentado Luiz Fernando Koch. Também presentes no reinício dos trabalhos o Diretor do Foro da Capital, Alberto Delgado Neto; a Juíza-Corregedora Ana Cláudia Cachapuz Silva Raabe; o Coordenador da Central, Juiz Daniel Englert Barbosa; o Diretor da Escola Superior da Magistratura, Juiz Ricardo Pippi Schmidt; o Juiz Ruy Rosado de Aguiar Neto, além de conciliadores, servidores e estagiários.

O Desembargador-Corregedor afirmou que a intenção é incentivar o uso das ferramentas da conciliação e da mediação ainda antes de a ação ser ajuizada e relatou que é grande o número de magistrados aposentados que querem participar voluntariamente do projeto. 


Ato com presença do Corregedor-Geral da Justiça (D)
antecedeu início dos trabalhos

Superendividamento

Em situações de superendividamento, antes de ajuizar ação, as pessoas podem procurar diretamente a Central de Conciliação e Mediação do TJRS que funciona no 8º andar do prédio do IPE, em Porto Alegre - Av. Borges de Medeiros, 1945. O interessado preenche uma ficha socioeconômica, indica o nome da outra parte ou partes e é marcada a audiência. Em situação de já existir o processo, o advogado da parte interessada na conciliação deve peticionar para que seja encaminhado à Central. Alguns Juízes, antes mesmo de iniciar a fase de instrução e verificando que é possível a conciliação no caso concreto, encaminham o processo à Central.

Fonte: TJRS
Autor: João Batista Santafé Aguiar
Revisão e edição: Adriana Arend

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br