TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
ExpoAzeite 2010 encerra sua 4ª edição com data marcada para 2011 em São Paulo
   
     
 


23/09/2010

ExpoAzeite 2010 encerra sua 4ª edição com data marcada para 2011 em São Paulo
Azeites uruguaios destacaram-se como revelação da feira e dividiram a atenção com o primeiro azeite brasileiro

Expositores e produtores de toda parte do mundo – Argentina, Chile, Uruguai, Espanha, Itália, Portugal e até Brasil – receberam a visita de aproximadamente 2 mil pessoas durante a 4ª edição da ExpoAzeite – pioneira no segmento e a mais importante feira da iguaria no País – que aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, no centro Fecomércio, em São Paulo, e dia 16 do mesmo mês no Rio de Janeiro, na Firjan - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

Em meio aos mais de 200 rótulos que os visitantes puderam conhecer e degustar, estavam os vencedores do Prêmio ExpoAzeite, categorias América do Sul e Europa. Ambos fornecidos ao mercado brasileiro pela importadora Allfood, uma das principais do setor no País. Além disso, o concurso apontou o azeite revelação: Olivar Del Virrey, do Uruguai.

Entre os sul-americanos, foram classificados: em primeiro lugar o chileno Longovilo Ligero, em segundo colocado, também do Chile, ficou o 1492 Frantoio e, em terceiro lugar, o uruguaio Colinas de Garzón.

Já na categoria Europa, os apontados como primeiro, segundo e terceiro colocados, consecutivamente, foram: Azal Memória, de Portugal; Portucale, também português, e La Chinata, de Extremadura – Espanha.

“A proposta do concurso é oferecer uma espécie de ‘selo’ brasileiro de referência, que aponte as melhores harmonias de sabores de azeites identificadas por especialistas mundiais do setor”, explica Patricia Galasini, uma das organizadoras da ExpoAzeite. Ela conta que nessa primeira edição do prêmio foram inscritos quase 40 rótulos. “Um volume bastante expressivo, considerando a especificidade do segmento”, acrescenta.      

Além da degustação dos produtos importados, o evento contou também com a presença do primeiro azeite extra-virgem brasileiro, vindo da propriedade Olivas do Sul, localizada em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul. “O Brasil está começando a colher suas primeiras produções, mas ainda há muito que se investir nesse setor”, comenta Patricia.

Por isso a feira ainda realizou o 1º Encontro Brasileiro sobre Plantio de Oliveiras, que reuniu dezenas de interessados em dois dias inteiros de workshops para abordar o tema como agrenegócio no Brasil e no mundo.

“Inovamos de diversas formas nesta edição, e proporcionar troca de experiências. Assim, podemos dizer que a 4ª ExpoAzeite foi e se manterá um marco na história do azeite no varejo brasileiro. Ao mesmo tempo que o tema é extremamente específico, conseguimos demonstrar o quão complexo se torna e como é rico em informações, aplicações, e negócios”, completa Patricia. E finaliza, “ficamos muito orgulhosos por termos dado o pontapé inicial nesse segmento”.    

A 5ª edição da ExpoAzeite, em 2011, já tem data marcada em São Paulo, será nos dias 12 e 13 de setembro, também no Centro Fecomércio. Mais informações pelo www.expoazeite.com.br.

Fonte: inFATO
Autor: Leila Peres
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br