TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Comandante-geral da BM defende parcerias no combate ao crime e em prol da educação
   
     
 


23/09/2010

Comandante-geral da BM defende parcerias no combate ao crime e em prol da educação
João Carlos Trindade Lopes defendeu envolvimento de diferentes setores na busca de soluções

O comandante-geral da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, coronel João Carlos Trindade Lopes, foi o palestrante da reunião-almoço dessa quarta-feira (22) da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), alusiva à Semana Farroupilha. O coronel falou sobre as diferentes atuações da Brigada Militar no Estado. Segundo ele, 65% destas ações realizadas nos finais de semana não estão diretamente relacionadas à segurança, mas à prevenção, educação e colaboração em atividades comunitárias. Lopes afirmou que há a previsão de 120 soldados para Caxias do Sul oriundos de concurso que vai selecionar 3.600 brigadianos no Rio Grande do Sul.

A falta de efetivo da Brigada Militar é um dos problemas que a cidade tem enfrentado face ao desenvolvimento econômico que traz consigo aumento da criminalidade. “Caxias não consegue resolver sozinha a questão do efetivo. Os soldados não querem ficar aqui porque o custo de moradia é elevado”, esclareceu o coronel Trindade. O comandante sugeriu que Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e iniciativa privada façam uma parceira e desenvolvam um curso preparatório capacitando os cidadãos a fazer o concurso. Além disso, ele opinou que é preciso criar um plano habitacional para garantir que a pessoa crie raízes na cidade.

Ao demonstrar orgulho pelo desempenho escolar dos alunos que frequentam as unidades do Colégio Tiradentes pelo Estado, administradas pela Brigada Militar, o comandante ressaltou as vantagens dos centros de ensino médio. “Disciplina é ordem”, definiu. Segundo o coronel Trindade, o Colégio Tiradentes aprova acima de 90% no primeiro vestibular em universidades federais.

Já o diretor do Colégio Militar de Caxias do Sul, tenente-coronel José Francisco Barden da Rosa, explicou que a instituição está em fase de estruturação e a previsão é que o colégio esteja funcionando apenas em 2012. Ao ouvir a estimativa o comandante pediu o apoio de todos para driblar os entraves legais que atrasam o processo. Presente no evento e solicitado pelo presidente da CIC, Milton Corlatti, o reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) colocou a estrutura da instituição à disposição, enquanto não há uma sede para o colégio.

Com declarações firmes sobre como deve ser a atuação dos soldados da Brigada Militar frente à criminalidade, o comandante-geral comentou que a instituição trabalha a favor das famílias, dos homens de bem e da sociedade. “Os senhores nunca me verão abraçado a um delinqüente”, frisou. Em dois anos a Brigada Militar formou 5.122 soldados, que integram um efetivo de 25.834, e realizou 139 mil prisões em 2009.

Fonte: CIC
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br