TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Abertura do Congresso Latino-Americano de Enoturismo
   
     
 


24/09/2010

Abertura do Congresso Latino-Americano de Enoturismo
Palestra de Luis Vicente Pastor Elisas explicou o turismo de vinho na América Latina

 
Na noite desta quarta-feira, dia 22, iniciou o I Congresso Latino-Americano de Enoturismo, no Hotel e Spa do Vinho Caudalie, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A abertura do evento contou com a presença de autoridades, congressistas, palestrantes e imprensa. A Secretária de Turismo de Bento Gonçalves Ivane Maria Remus Fávero agradeceu a presença de todos e destacou a importância do evento, pois a partir do congresso, será possível expandir a visão do enoturismo para que a nossa região se torne um produto internacional.

Após, o presidente do IBRAVIN Júlio Fante falou sobre a importância de o enoturismo ser utilizado como uma ferramenta fundamental para as vinícolas divulgarem os seus produtos. Já o presidente da Atuaserra Clacir Romagna enfatizou a importância do enoturismo para o desenvolvimento regional transmitindo o conhecimento a partir do congresso. Os pronunciamentos encerraram com as palavras do prefeito de Bento Gonçalves Roberto Lunelli, que enfatizou a importância das decisões e os caminhos a serem tomados durante o evento. Como o enoturismo vai fomentar a economia, a inclusão social, gerar emprego e renda, além de agregar valor à agricultura familiar.

O proprietário da Adega Lopez Heredia e estudioso do enoturismo Luis Vicente Elias Pastor iniciou sua explanação “El Turismo del Vino em América Latina” abordando o turismo de vinho na América Latina e destacou como a cidade de Bento Gonçalves tem uma ideologia do vinho muito presente. Apresentou um panorama do mundo mostrando os modelos de vinho no mundo e o turismo enológico. Pastor falou sobre a distinção dos produtos, mas ao mesmo tempo, uma união pela apreciação, valorização do turismo do vinho e o desenvolvimento regional. “Tarefa que começa na cultura e na venda dos territórios”, comentou. Pastor falou ainda que, no futuro o turismo será dos sentidos, do contato desde os vinhedos à degustação. Pastor disse que é uma satisfação ao falar do turismo como um todo. “Aqui encontramos valores únicos que não encontramos em nenhum local do mundo”. Outro ponto abordado pelo palestrante foi o modelo cultural, pois, segundo Pastor, este se apoia nos valores locais e humanos em toda a América Latina pela sua diversidade, e isto, são os recursos complementares às vinícolas para fomentar o enoturismo.

O congresso é uma realização da Secretaria Municipal de Bento Gonçalves, Faculdade FISUL, Bento Convention Bureau, SHRBS, APROVALE, SEBRAE, IBRAVIN, ATUASERRA, IFRS, ABE, Embrapa, Universidade de Caxias do Sul, Faculdade Cenecista de Bento Gonçalves e organização da Moura Comunicação.

Fonte: Fisul
Autor: Dardânia Rigatti
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br