TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Proteste constata desrespeito aos direitos dos idosos no transporte
   
     
 


28/09/2010

Proteste constata desrespeito aos direitos dos idosos no transporte
Lançamento de campanha busca estimular os jovens a não ocupar o lugar dos mais velhos nos ônibus

Para marcar a comemoração de mais um Dia do Idoso, comemorado ontem,  27 de setembro, a PROTESTE Associação de Consumidores dá continuidade a sua luta pelos direitos das pessoas mais velhas.

Na área de transporte avaliou se o idoso tem seus direitos respeitados ou não em ônibus. Constatou-se que os mais jovens ocupam os assentos dos idosos e que há motoristas que passam direto no ponto quando só há passageiros mais velhos a espera.

Por isso, a PROTESTE elaborou cartazes  para afixação nos coletivos no Rio de Janeiro e em São Paulo com o slogan: “Campanha do idoso - respeito no transporte é um direito. Pesquisa da PROTESTE aponta o desrespeito dos jovens como a maior queixa dos mais velhos quando se trata de transporte público. Vamos mudar este cenário. Faça sua parte!”

No site da Associação (www.proteste.org.br) há dicas de saúde e  de como evitar aumentos nos planos de saúde dos idosos. Há o Estatuto do idoso na íntegra  e  são denunciados os problemas com transporte público. Além disso, até o dia 29 de outubro,  a Associação dará uma orientação jurídica gratuita por telefone para todos os maiores de 60 anos.

A PROTESTE, treinou um grupo de pessoas com mais de 65 anos para testar e avaliar o serviço nos ônibus do Rio de Janeiro, entre os dias 3 e 13 de maio. Foram investigadas 23 linhas de ônibus de diferentes empresas, todas passando por Copacabana, bairro com maior número de idosos do país.

Apesar do Estatuto do Idoso afirmar que os maiores de 65 anos tem direito a gratuidade nos transportes coletivos do país, apresentando qualquer documento pessoal com data de nascimento, a realidade encontrada no Rio de Janeiro foi outra.

Com a presença do vale transporte eletrônico, o RioCard, o idoso consegue viajar tranqüilamente pela cidade, mas sem ele, em 8,5% dos casos, os passageiros não conseguiram nem embarcar. Nas linhas 2015 e 2016 da Real Auto Ônibus, na 484 da Breda Rio e na 740 da Braso Lisboa todos os idosos tiveram o direito à gratuidade negado.

Nos demais casos, a solução encontrada foi de preencher uma ficha entregue pelo cobrador ou então, apresentar o documento a uma câmera e embarcar. Porém, o inconveniente de subir pela porta de embarque para mostrar o RG e, então, descer e subir pela porta do desembarque não foi resolvido, pois os idosos não conseguem passar pela catraca.

Os passageiros da terceira idade reclamaram também da falta de respeito e paciência por parte dos motoristas, que em quase 10% dos casos não pararam no ponto para o embarque e, segundo relatos, quando param estacionam muito distante da calçada e não esperam o idoso se sentar para prosseguir viagem, podendo causar acidentes.

A PROTESTE vai solicitar uma audiência pública na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro para que a lei seja mais abrangente em relação aos direitos dos idosos. Em São Paulo a legislação já existe e prevê, por exemplo, multa para motoristas que desrespeitarem os direitos dos passageiros da terceira idade.

Fonte: Proteste
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br