TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Tribunal de Justiça do RS
   
     
 


04/10/2010

Tribunal de Justiça do RS
Novo Desembargador destaca colaboração entre advocacia, promotoria e magistratura

Nesta segunda-feira (4/10) foi empossado o Desembargador Roberto Sbravati, que ocupa vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), pelo Quinto Constitucional. A solenidade de posse foi conduzida pelo Presidente do TJ, Desembargador Leo Lima.

No discurso de saudação, a Desembargadora Laura Louzada Jaccottet destacou que o mais novo integrante do Tribunal de Justiça gaúcho construiu um nome na advocacia gaúcha por sua atuação na área de Direito Empresarial, como professor da Universidade de Caxias do Sul e como membro da OAB. Desejando sucesso na magistratura, ressaltou que, a partir de hoje, o Tribunal passa a ser uma extensão da sua própria vida, onde também será acolhido, valorizado e respeitado.


Desembargador Roberto Sbravati, natural de Caxias do Sul,
é oriundo da classe dos Advogados
(Foto: Mário Salgado)
 

O Presidente da OAB/RS, Claudio Pacheco Prates Lamachia, afirmou que o Desembargador Sbravati preenche todos os requisitos necessários ao bom desempenho da função e com certeza engrandecerá ainda mais o trabalho realizado pelos integrantes do TJ oriundos da classe dos Advogados. Salientou que a excelente relação da Ordem com o Judiciário Estadual reflete-se nos avanços promissores no sentido de qualificar os serviços, alcançando resultados positivos como demonstrado pelo recente levantamento do Conselho Nacional de Justiça.

A interação necessária entre a advocacia, a magistratura e o Ministério Público a fim de proporcionar a paz social, buscando as soluções mais justas e equânimes, foi enfatizada pelo novo Desembargador. Destacou que é de sabor antiquado se deter na diferença funcional de Advogados, Juízes e Promotores, como se fosse possível cada um resolver os problemas (...) sem comunicação, sem debate, sem o criterioso exame de divergências e convergências. Somos um corpo absolutamente funcional e se o sistema fracassa, (...) debilita a efetiva prestação da cidadania.


Novo Desembargador foi recebeu as boas-vindas do Presidente Leo Lima

Currículo
Natural de Caxias do Sul, graduou-se em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e é Especialista em Direito pela mesma Universidade. Aprovado em Concurso realizado pela UCS, em 1985, passou a exercer o magistério jurídico, tornando-se professor titular, até a presente data. É Mestrando em Direito e concluiu as classes do Curso de Doutorado pela Universidade de Buenos Aires.
 
Foi Coordenador do Colegiado do Curso de Direito, de 1988 a 1990 e Chefe do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade de Caxias do Sul, de 1990 a 1994. Palestrante da Escola Superior da Magistratura, da AJURIS, na área de Direito Empresarial, desde 2009. Atuou como membro da Comissão de ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Caxias do Sul e como Conselheiro da OAB, Subseção de Caxias do Sul, de 1996 a 1997. Presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Caxias do Sul de 1998 a 2000 e foi Conselheiro Federal da Ordem, de 2004 a 2007. Presidente da Comissão de Desenvolvimento da Atividade Econômica do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e Membro Consultor da Comissão da Advocacia Pública do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, de 2004/2007.
 
Sócio da sociedade civil de advocacia, Sbravati Advogados Associados, atuou no direito empresarial. Exerceu a advocacia por vinte e sete anos.
 
Presenças
 
Acompanharam a cerimônia a Procuradora-Geral da Justiça, Simone Mariano da Rocha; o Procurador-Geral do Estado Adjunto, José Guilherme Kliemann, que representou o Governo do Estado; o Subdefensor Público-Geral do Estado, Nilton Leonel Arnecke Maria; o ex-Presidente do TJRS, Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa; o Diretor do Foro de Porto Alegre, Alberto Delgado Neto.
 
Compareceram ainda o Subprocurador-Geral da Justiça Afondo Armando Konzen; o representante do Tribunal de Contas do Estado, Diretor Administrativo Eduviges Rogério de Souza; o Coronel Antonio Berni de Brum, representando o Tribunal de Justiça Militar; o Prefeito Municipal de Caxias do Sul, José Ivo Sartori; o Presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, Vereador Moises Paese; o Reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi; o Diretor do Foro de Caxias, Juiz Carlos Frederico Finger, e o Procurador-Geral do Município de Caxias do Sul, Lauri Romário da Silva.
 
Também prestigiaram a posse o representante do Comando Geral da Brigada Militar, Corregedor-Geral Coronel Manuel Vicente Ilha Bragança; o Chefe de Polícia Civil, Delegado Álvaro Steigleder Chaves; o Presidente da Ajuris, Juiz João Ricardo dos Santos Costa; o Presidente da OAB Subseção de Caxias, Marcelo Rugeri Grazziottin; a representante do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul, Helena Raya Ibañez; e o representante do Instituto de Estudos Jurídicos da Atividade Rural Ricardo Alfonsín.

Fonte: TJRS
Autor: Mariane Souza de Quadros
Revisão e edição: Adriana Arend

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br