TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Projeto alia arte e direitos do consumidor
   
     
 


05/10/2010

Projeto alia arte e direitos do consumidor
Ação do Procon-RS e Febraban estimula jovens de ONG ao consumo consciente
Foto: Sarah Motter - Ascom DPE/RS  
 

Defensora pública-geral do Estado Jussara Acosta (E) e a coordenadora executiva do Procon-RS Adriana Burger, durante a seleção dos trabalhos

 

A união entre arte e consumo consciente resultou em uma série de 53 desenhos em tinta guache, realizados por 21 adolescentes integrantes da Organização Não-governamental WimBelemDom, escola de tênis que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, localizada no bairro Belém Novo, em Porto Alegre.

A iniciativa integra o projeto Consumidor Consciente do Procon Estadual com patrocínio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 

Nesta quarta-feira, dia 29, personalidades de instituições públicas e privadas e da imprensa, reuniram-se, na Capital, para selecionar 10 desses trabalhos que irão compor um pôster-book a ser lançado ainda em outubro. A tiragem da publicação será de 2 mil exemplares que serão distribuídos a autoridades, magistrados, escolas, instituições, órgãos públicos e colaboradores do Procon-RS. A edição terá 10 lâminas impressas, com imagens dos trabalhos selecionados, que poderão ser emolduradas e afixadas nas paredes.

A defensora pública-geral do Estado, Jussara Acosta, integrante do júri, elogiou a iniciativa, principalmente por trabalhar com jovens. “Precisamos pensar no futuro. Essas crianças e adolescentes precisam de oportunidades que as auxiliem na mudança de suas realidades sociais”, afirmou. Para o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüller, a parceria entre instituições públicas e privadas tem resultado em trabalhos de grande alcance social em todo o Estado.

A coordenadora executiva do Procon-RS, Adriana Burger, destacou o apoio da Febraban, que está viabilizando o trabalho. “Estamos formando cidadãos mais conscientes em relação ao seu consumo e aos seus direitos. Informação leva à conscientização”, disse. Para realizar os trabalhos, os jovens assistiram a palestras sobre direitos do consumidor, Código de Defesa do Consumidor, entre outros temas, e realizaram oficinas de arte na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre, para que criassem os trabalhos artísticos sobre o tema.

Participaram da comissão de avaliação, o secretário da Justiça e do Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, a representante do secretário da Cultura, Laura Froes, a defensora pública-geral do Estado, Jussara Acosta, a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, Têmis Limberger, a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cláudia Lima Marques, a presidente do Conselho Estadual do Consumidor, Christine Balbinot, o presidente do Fórum de Defesa do Consumidor, Alcebíades Santini, o diretor de Autorregulação da Febraban, Evandro Zuliani, e o jornalista da Zero Hora, Túlio Milman.

A WimBelemDom atende atualmente 64 jovens entre 8 e 17 anos que realizam aulas de tênis, informática, inglês, oficinas de leitura e de cinema. Outras informações em www.wimbelemdon.com.br.

Fonte: Defensoria Pública do RS
Autor: Assessoria de Comunicação Social
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br