Um consumidor que preferiu não se identificar relatou ter comprado um carro modelo Action no valor de R$ 70 mil reais no dia 16 de setembro efetuando à SANGYONG um sinal de R$ 700,00. No dia 27 de setembro pagou o restante R$ 69.300 reais. Cinco dias após, quando da entrega do veículo, o consumidor verificou que os pneus e rodas não eram os que se encontravam na exposição que motivou a compra. Os pneus e rodas teriam de ser aro 17, mas o veículo veio com aro 16, de preço inferior.
"Na ocasião, foi informado pelo vendedor que para obter os pneus de aro 17 o consumidor teria que pagar uma diferença de R$ 3 mil reais. Não bastasse o problema com os pneus, o carro permaneceu mesmo depois de vendido, no show room sem a autorização do proprietário" afirma o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior. Depois de comunicado o fato ao Procon, o valor total pago foi restituído ao consumidor.
A concessionária tem prazo de 10 dias para apresentar defesa no Procon e mediante um processo administrativo poderá sofrer multa que varia de R$ 494,00 a 8 milhões. O valor da penalidade é proporcional ao faturamento da firma.