TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
E a vaca da exposição Cow Parade reapareceu em Porto Alegre!
   
     
 


09/10/2010

E a vaca da exposição Cow Parade reapareceu em Porto Alegre!
Acredite se quiser: homem que levou a obra disse que não sabia que era de uma exposição
Foto da Cowó(p)tica no ateliê do artista  
Foto da Cowó(p)tica no ateliê do artista
(Foto: Divulgação/Lucas Dalla Costa)
 

A vaca Cowó(p)tica, uma das 80 vacas da exposição internacional de arte urbana Cow Parade, que estreou na sexta-feira (8) no Rio Grande do Sul, reapareceu neste sábado (9). A estátua de fibra de vidro em tamanho natural havia desaparecido da esquina das ruas Coronel Genuíno e Fernando Machado, no Centro de Porto Alegre, na madrugada de sexta.

Na manhã deste sábado, enquanto gravava uma entrevista, o artista plástico Lucas Dalla Costa, criador da obra, se surpreendeu quando a porta de um prédio na Rua Coronel Genuíno foi aberta e dois homens apareceram carregando a vaca.

“Eles explicaram que tiraram a vaca da rua na madrugada porque souberam que tinha uns caras que queriam levá-la para Viamão [na região metropolitana de Porto Alegre] para vendê-la. Essa história está muito mal contada”, disse Dalla Costa ao jornal “Zero Hora”. Segundo ele, a vaca sofreu um arranhão na barriga e a placa de identificação desapareceu.

Um dos rapazes que levou a estátua tem uma versão diferente. Ele disse que estava caminhando com um amigo quando viu a obra e pensou que "alguém havia deixado ali por engano". Então, resolveram levar a vaca para casa por não saber que se tratava de uma exposição.

No dia seguinte, disse que viu nos jornais sobre o sumiço da vaca. No final da manhã deste sábado, a Cowó(p)tica já tinha voltado para seu posto. Segundo o artista, os homens que devolveram o objeto não chegaram a ser detidos.

“Eu tinha ficado bem bravo com o desaparecimento da minha obra, mas agora estou feliz. Mas também estou assustado, porque não sei o que vai acontecer daqui pra frente com relação à segurança dela”, diz Dalla Costa.

O episódio causou repercussão nas redes sociais da internet. Um grupo de publicitários criou no Twitter o endereço @AVacaSumida, postando suposições sobre o paradeiro da vaca.

De acordo com a sócia-diretora da TopTrends Catherine Duvignau, o desaparecimento “é um fato inédito no Brasil”. “Isso acontece lá fora, mas o Brasil geralmente cuida muito mais, nunca tivemos problemas importantes de vandalismo”, disse.

O artista Dalla Costa soube que a vaca foi colocada na rua por volta de 2h de sexta-feira, e às 4h, já não estava mais lá. “Eu fui lá às 7h30. Fiquei em dúvida porque sei que tinham mudado ela de lugar, mas a confirmação que ela realmente tinha desaparecido veio às 16h30.”

Lucas levou um mês para criar a estrutura de desenho e mais 20 dias fazendo a vaca.

Evento
 
 
O Cow Parade expõe as demais 79 estátuas até 20 novembro em vários pontos de Porto Alegre. Depois, as vacas ficam por dez dias no Shopping Bourbon Country. E, em 1º de dezembro, haverá um leilão beneficente no teatro do shopping, com a renda revertida para projetos do Funcriança, mantido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Fonte: G1
Autor: clicRBS
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br