TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
RGE estima redução de 0,21% no consumo de energia elétrica com o Horário de Verão
   
     
 


15/10/2010

RGE estima redução de 0,21% no consumo de energia elétrica com o Horário de Verão
A 40ª edição no Brasil começa à zero hora de sábado

O horário de verão, que começa a meia noite do próximo sábado (17), deverá gerar na área de concessão da RGE uma economia de consumo de energia elétrica de 6.697,6 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Caxias do Sul por dois dias. Esta será a 40ª edição do horário de verão no país. No período de pico, a concessionária estima uma redução de 2,8% na demanda de energia.

A meia noite de sábado, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e do Distrito Federal deverão adiantar seus relógios em uma hora. O Horário de Verão terá duração de 126 dias terminando à meia-noite do dia 20 de fevereiro de 2011 e não se aplica aos estados do Nordeste e Norte.

O principal objetivo do Horário de Verão é melhorar o aproveitamento da luz natural. Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo e a demanda de energia elétrica no horário de pico do consumo, das 18h às 21h. Na média, as pessoas chegam em casa a partir das 18 horas, no início da noite. Logo, uma das primeiras ações é acender a luz. Na mesma hora, entra em operação a iluminação pública, placas de luminosos comerciais, etc. No período do Horário de Verão, as cargas das residências e de iluminação pública passam a operar após as 19 horas, quando o consumo industrial começa a cair. Dessa forma, é possível economizar energia e proporcionar o funcionamento adequado do sistema de transmissão e distribuição de eletricidade.

Histórico no Brasil

A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, o Horário de Verão acontece há 25 anos. Esta é 40ª edição do Horário de Verão, no Brasil. Os estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Atualmente, há vários países que fazem mudança no horário convencional para aproveitar a luminosidade do verão. Entre eles, estão os países membros da União Européia, a maioria dos países que formavam a antiga União Soviética, a maioria do Oriente Médio (Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina), parte da Oceania (Austrália, em parte do seu território, e Nova Zelândia), a América do Norte (Canadá, Estados Unidos e México), alguns da América Central (Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas) e da América do Sul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile).

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Fonte: Enfato
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br