TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Holocausto: ensino obrigatório em escolas municipais de Porto Alegre
   
     
 


18/10/2010

Holocausto: ensino obrigatório em escolas municipais de Porto Alegre
Sob forte aplauso da comunidade judaica, prefeito José Fortunati sancionou projeto de lei que torna obrigatório o ensino na rede municipal

Foto: Luciano Lanes / PMPA  
Conteúdo será incluído na disciplina de História a partir de 2011  

Conteúdo será incluído na disciplina de História a partir de 2011

 
Sob forte aplauso da comunidade judaica, o prefeito José Fortunati sancionou hoje, 18, o projeto de lei que torna obrigatório o ensino do Holocausto na rede municipal de ensino. Porto Alegre é a primeira cidade do Brasil a adotar a medida. A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Paço Municipal. (fotos)

O projeto, proposto pelo vereador Valter Nagelstein, estabelece que o ensino sobre o holocausto seja desenvolvido junto ao conteúdo programático da disciplina de História. "É uma visão humanista, plural e libertária, o holocausto foi o maior massacre de pessoas inocentes. Queremos que as crianças conheçam a história e reflitam sobre os valores da vida", afirmou o autor da proposta. (vídeo)

De acordo com o prefeito, o holocausto foi um claro exemplo de intolerância às diferenças. “Uma das maneiras de combater a violência é através de políticas de paz, com reflexão, para buscarmos a convivência plural e harmônica entre todos. Nesta cidade queremos conviver com a tolerância, respeitando as diferenças”. Destacou, ainda, que a lei propiciará o debate e a reflexão profunda sobre um período singular marcado pela crueldade contra a vida.

Na ocasião, o Cônsul de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman, destacou a importância da iniciativa de Porto Alegre. “Em nome do Estado de Israel agradeço à cidade pela grande demonstração de aceitar a multicultura. É um momento de muita comoção”.  O presidente da Federação Israelita, Henry Chmelnisky, ressaltou que a história pertence a toda humanidade. “É um momento de agradecer e acreditamos que através do ensino e da educação podemos construir uma sociedade mais humana”. Após a sanção, será formado um grupo técnico da Secretaria Municipal da Educação com o apoio da Federação Judaica. A história do holocausto passará a integrar o conteúdo programático a partir do ano que vem.
 
História - Conhecido como um dos piores massacres da história da humanidade, o holocausto (termo utilizado para descrever a tentativa de extermínio dos judeus na Europa nazista ) teve seu fim anunciado no dia 27 de janeiro de 1945, quando as tropas soviéticas, aliadas ao Reino Unido, Estados Unidos e França, na Segunda Guerra Mundial, invadiram o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau, na Polônia.
Sob a doutrina racista do III Reich, cerca de 7,5 milhões de pessoas perderam a dignidade e a vida em campos de concentração, especialmente preparados para matar em escala industrial. A política antissemita do nazismo visou especialmente aos judeus, mas não poupou também ciganos, negros, homossexuais, comunistas e doentes mentais. Estima-se que entre 5,1 e 6 milhões de judeus tenham sido mortos durante a Segunda Guerra, o que representava, na época, cerca de 60% da população judaica na Europa.

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br