TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
"Todos estão nas redes sociais, querendo ou não", revela palestrante no FIC
   
     
 


21/10/2010

"Todos estão nas redes sociais, querendo ou não", revela palestrante no FIC
Maria Lúcia contou como a FIAT lançou o novo UNO e que relação o sucesso do veículo teve com as redes sociais

O VI Fórum de Internet Corporativa, evento promovido pela Abradi-RS teve a tarde repleta de convidados. Quem iniciou o Painel Corporativo foi Maria Lucia Antonio, da FIAT.

A palestrante falou aos participantes como a Fiat desenvolveu o novo Uno e como as redes sociais revolucionaram esse processo. “O Uno, lançado em 83, sempre teve uma grande saída. Então tínhamos de pensamos muito em como lançar este carro novamente, visto que ele já tinha um índice bom de vendas”. A palestrante falou que as redes sociais foram essenciais na formatação deste novo veículo. “Trabalhamos com questionamentos, opiniões e informações que nos foram doadas pelos que nos liam nessas redes”, complementou.

“A partir disso, começamos a buscar o que as pessoas esperavam ao comprar um carro, qual era a expectativa dessas pessoas e a partir daí conseguirmos montar o conceito deste novo produto, explicou.

Maria Lúcia cita a participação contínua do consumidor nesta reconstrução do veículo. Ela revela que a FIAT verificou que as necessidades das pessoas atualmente estavam ligadas à simplicidade e ao design quadrado. “O conceito se modificou e foi revolucionário inclusive para nós, que a partir deste novo conceito começamos a desenvolver o modelo”, disse.
  
A palestrante chamou atenção para a popularidade do novo Uno um ano antes de ser lançado. “As redes sociais fizeram isso e a monitoração das pessoas que falavam sobre o carro é o que nos deu a certeza de que estávamos no caminho certo”, revelou.

Como mensagem final, ela disse que não existe mais a opção de não usar as redes sociais. “As empresas já estão lá, seja participando ou sendo alvo de comentários, todos nós já estamos lá”, finalizou.
  
Helisson Lemos, Diretor de Marketing do MercadoLivre Brasil continuou o Painel Corporativo falando sobre a inserção da classe C no consumo eletrônico. O palestrante começou apresentando a evolução do comércio na internet. “A primeira etapa é a melhor distribuição de renda do país, o que ocasionou uma mudança no mercado geral, incluindo a classe mais baixa no consumo pela internet”, revelou.
  
Lemos falou sobre o sucesso deste setor citando os números do MercadoLivre, o que comprova a evolução deste tipo de consumo. “Ano passado tivemos três bilhões de dólares de volumes negociados nos 12 países que atuamos, onde o Brasil ocupa em torno de 60%. Até agora já temos cerca de 47 milhões de usuários e nove milhões de compradores”, revelou.
  
O site atende a demanda de todo o mercado e categorias de produtos e Lemos incentiva o uso desta ferramenta por todas as classes. “Estamos preparados para receber todas as pessoas dispostas a negociar pela internet. Nós não compramos nem vendemos, apenas ajudamos pessoas a fazer isso entre elas”, disse.
  
O último palestrante do Painel Corporativo foi Erni Schroeder, Gerente Digital da Claro, que começou falando da importância da classe C e alertou que são essas pessoas que estão começando a consumir mais. “É preciso olhar para essa classe com atenção”. Schroeder revelou que 72% dessas pessoas não fazem idéia do que significa a palavra imposto, mas elas desejam o celular de última geração e encontram uma forma de comprar essas novas tecnologias. “29% da Classe C já está na internet, consumindo, conversando e se relacionando”, complementou.

O palestrante falou da parceria feita com o jogador de futebol Ronaldo e explicou que essa estratégia fez revolução na empresa. Além do twitter Claro Ronaldo, a empresa utiliza um blog falando dos lançamentos e para o futuro pretende avançar para o youtube, usado atualmente apenas para exibir os comerciais publicitários. “Fora essas ferramentas, nosso site tem muitas funcionalidades e ferramentas de auto-atendimento, é o canal mais completo de comunicação da Claro”, revelou.
  
A última criação foi a propaganda do “troca o chip”, feita após identificar que as pessoas consideram difícil a troca do chip de seus telefones. “O conceito criativo foi retratar a realidade de uma forma divertida, ou seja, não trocar de chip dá muito menos trabalho”, completou.

Fonte: Insider2
Autor: Juliana Farias
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br