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Itaú Unibanco conclui migração e clientes passam a ter rede integrada de atendimento
   
     
 


26/10/2010

Itaú Unibanco conclui migração e clientes passam a ter rede integrada de atendimento
Rio Grande do Sul teve 65 agências e postos de atendimento bancário que eram Unibanco reformados e migrados para a bandeira Itaú

Operação envolveu mais de 574 viagens, transporte de 58,5 mil itens e mais de 2,3 mil peças de mobiliário

  • Antes mesmo de completar dois anos de fusão, banco conclui a integração de toda a base de clientes, com a migração de mais de 1.200 pontos de atendimento Unibanco para Itaú no país. 
  • Trabalho foi realizado em seis meses, com cerca de 500 obras simultâneas/mês. 
  • Operação mobilizou mais de 650 fornecedores, 65 apenas de mobiliário, contribuindo para a geração de empregos diretos e indiretos: 150 construtoras envolvidas e mais de 1,6 mil pessoas atuando somente em logística e transporte. 
  • Números da migração no Rio Grande do Sul: transporte de mais de 22,3 mil volumes, totalizando 58,5 mil itens entregues; mais de 1,3 mil cadeiras e 622 mesas; além de mais de 319 balcões de caixa; 85 logos luminosos; 426 estrelas nas fachadas; 4.309 m² de carpete e 5.160 m² de piso, entre outros.
  • Os trabalhos de TI consumiram mais de 3 milhões de horas de desenvolvimento de sistemas. Os centros de processamentos de dados foram integrados e modernizados. Hoje, têm capacidade de processamento 65% maior. 
  • O valor de mercado do banco é de R$ 193,3 bilhões (18/10/2010), 79% a mais que em dezembro de 2008, o que mantém o Itaú Unibanco como 10º maior banco do mundo. 
  • Campanha publicitária celebra o fim do processo agradecendo a funcionários e clientes.

São Paulo, 26 de outubro de 2010 – Antes mesmo de completar dois anos da maior fusão do sistema financeiro brasileiro, o Itaú Unibanco concluiu nesse domingo (24) a integração de toda sua base de atendimento pelo Brasil. No Rio Grande do Sul, 65 pontos de atendimento foram totalmente reformados, sendo 51 agências e 14 PABs (postos de atendimento bancário).

No total, mais de 1.200 pontos do Unibanco foram migrados, criando uma rede de quase 5 mil unidades em todo o País, todas com a marca Itaú. O trabalho foi realizado em seis meses e chegou a ter 500 obras simultâneas/mês. Nesse período, a comunicação com os mais de 4 milhões de correntistas foi intensa. Informações detalhadas sobre os novos dados de conta corrente, senhas, produtos e canais de atendimento foram enviadas com pelo menos um mês de antecedência à mudança.
 
“Tenho muito orgulho de completar a integração das agências nesse período. Essa conquista é resultado do esforço de cada um dos nossos 106 mil colaboradores, que contribuíram para que essa grande operação fosse concluída em tempo recorde. E quem se beneficia são os nossos mais de 40 milhões de clientes, que ganham uma rede totalmente integrada e com forte capilaridade”, celebra Roberto Setubal, presidente do Itaú Unibanco.
 
Mais do que integrar a rede de atendimento, o Itaú Unibanco se lançou no desafio de criar um novo conceito de atendimento. Em agosto de 2009 foi feito um piloto de migração em quatro agências e, em dezembro do mesmo ano, foi contratada a consultoria inglesa Allen, uma das líderes mundiais especializadas em branding e design.
 
“A missão era desenvolver um novo conceito de atendimento para as agências, algo que unisse pontos positivos dos dois lados, agregando modernidade, transparência e proximidade, sempre com foco na satisfação dos nossos clientes”, afirma Geraldo Carbone, vice presidente do Itaú Unibanco. “Este novo modelo também serviu para o teste de um conjunto de novas aplicações de tecnologia a serviço do cliente, que agora serão gradualmente expandidas para toda a rede”. Esse novo conceito de atendimento será implementado na expansão das agências e, também, em centenas delas que serão reformadas em 2011.
 
2 anos de fusão
O tamanho da fusão, por si só, já trazia desafios de grande porte. O negócio criou uma organização líder em uma série de negócios, como private bank, cartões, banco de investimento, financiamento de veículos. “Mais que atuar sob esta nova perspectiva, tínhamos um compromisso com a integração das culturas, a preservação das melhores práticas, a motivação dos colaboradores e, principalmente, o cuidado com o cliente. Ao mesmo tempo em que desenhamos o novo conceito, nos esforçamos para garantir uma transição segura, consistente e que já traduza os benefícios que a consolidação de uma operação desta envergadura traz e ainda trará”, afirma Setubal.
 
A fusão foi anunciada em 3 de novembro de 2008. Já em janeiro do ano seguinte, a integração começou com os caixas eletrônicos, que passaram a se comunicar e oferecer operações aos clientes dos dois bancos. Logo em seguida, as tarifas foram unificadas pelo menor valor e em março de 2009 foi decidido um cronograma para início das migrações. A partir daí, inúmeras áreas do banco foram envolvidas para garantir que os correntistas do Unibanco pudessem realizar todas as suas operações usuais normalmente em meio ao processo de migração.
 
A partir desse plano, o ritmo da migração aumentou. Ao longo desse período, foram migradas agências em 25 Estados mais o Distrito Federal e as equipes do banco trabalharam em mais de 300 cidades pelo Brasil. “Em toda essa operação mobilizamos mais de 650 fornecedores e, com isso, contribuímos também para o desenvolvimento do País por meio da geração de empregos diretos e indiretos. Foram 150 construtoras, mais de 1,6 mil pessoas envolvidas somente em logística e transporte”, comenta Carbone.
 
A área de Tecnologia trabalhou com uma equipe de 6 mil pessoas, em cerca de 2.500 projetos, adaptando sistemas e infra-estrutura. Os trabalhos consumiram mais de 3 milhões de horas de trabalho – pessoal interno e empresas parceiras. Foram contratados 3.100 novos circuitos de comunicação, para dar maior capacidade no suporte a integração de agências, postos de atendimento bancário e caixas eletrônicos. Os centros de processamentos de dados foram integrados no início de 2009, modernizados nestes dois anos e, quando comparados a 2008, têm capacidade de processamento 65% maior e 25% a mais em número de servidores.
 
O reconhecimento desse esforço também se dá pelo mercado. Apesar do foco na migração e seus desdobramentos, o banco se manteve no Índice Dow Jones de Sustentabilidade, sendo o único da América Latina presente em todas as 11 edições. Outro forte indicador, o valor de mercado do banco cresceu 79%, passando de R$ 108 bilhões ao final de dezembro de 2008 para R$ 193,3 bilhões em 18/10/2010, o que o mantém como 10º maior banco do mundo. Desde o anúncio da fusão até este mês, a ação do Itaú Unibanco em bolsa (ITUB4) valorizou 100,9%, contra 89% do Ibovespa.
 
Campanha
 
Para celebrar o fim de todo esse processo de migração, o banco estreou neste domingo, no intervalo do Fantástico, um filme que mostra o resultado concreto visível já nas agências espalhadas pelo País. O narrador diz: “Uma das primeiras coisas que a gente aprende é a somar. E que somar é ficar cada vez maior. No começo 1+1 é igual a 2. Depois, você descobre que 1+ 1 pode ser 3 ou pode ser 22. Ou até que 1+1 pode ser 1: você. E foi pensando em você que em menos de 2 anos após a fusão do Itaú Unibanco terminamos a integração com a entrega de todas as novas agências do Itaú. Um banco mais moderno, humano e acessível a todos. Para o Itaú Unibanco 1+1 é maior que 2. São milhões de agradecimentos aos nossos funcionários pela dedicação de cada um deles, e também a você, nosso cliente, pela paciência que teve com a gente. A todos vocês, muito obrigado”.
 
“Esse é um momento muito especial para todos os colaboradores e clientes do Itaú. Concluímos a migração das agências em tempo recorde. Mais do que isso, estamos entregando um espaço completamente novo de relacionamento, que traduz os atributos da nossa marca, reforçando um banco cada vez mais competente, próximo, construtivo e autêntico. Assim, nada melhor do que celebrar esse resultado com uma campanha que mostre que 1 + 1 é mais do que dois“, afirma Zeca Rudge, vice presidente do Itaú Unibanco.
 
A campanha conta ainda com peças de rádio e Internet que vão mostrar aos clientes as principais vantagens e características dessa nova rede de atendimento.

Fonte: Comunicação Corporativa – Itaú Unibanco
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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