TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Ideb aponta queda na qualidade do ensino médio
   
     
 


29/10/2010

Ideb aponta queda na qualidade do ensino médio
Dados mostram estagnação e perda de rendimento em alguns estados do País

Os problemas de baixo rendimento do Ensino Médio foram identificados de acordo com pesquisa feita em 2009, pelo Ideb (Índice de Desempenho da Educação Brasileira). O resultado mostrou falta de aceleramento na qualidade do ensino, e em alguns estados brasileiros houve significativa queda no rendimento. Um fator que tem contribuído para isso é a falta de interesse dos adolescentes nos estudos.

Somente a metade dos jovens com faixa etária entre 15 e 17 anos frequentam o ensino médio, e dois milhões de jovens com esta idade estão fora dos estabelecimentos de ensino. Porém, esta realidade não retrata apenas o cenário brasileiro. Muitas nações têm realizado reformas e ajustes em suas metodologias de ensino com o propósito de garantir o maior número de estudantes possível, acesso à formação de melhor qualidade, que vão contribuir na vida pessoal e profissional.

O sistema educacional nos Estados Unidos foi constituído de forma que pudesse proporcionar oportunidade de acesso à escola para todos os adolescentes. Este formato acontece de maneira direta, assim como na Alemanha e Inglaterra, onde apenas os melhores avaliados podem fazer os cursos secundários, que se destinam aos futuros ingressantes nas universidades.

Segundo a pedagoga e tutora do Portal Educação, Thais Elena Carvalho, é preciso haver estímulo para que os jovens se conscientizem da importância em estar na escola. “O destino da carreira profissional pode ser decidido desde cedo. Mesmo que na fase do Ensino Médio haja interesse por outras coisas, é sempre bom direcionar o foco nos estudos. Os pais e os professores são peças fundamentais para o desempenho dos alunos”, diz a tutora.

Fonte: Portal Educação
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br