TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Aula espetáculo: professor de idiomas do Senac-RS inova com histórias e personagens didáticos
   
     
 


01/11/2010

Aula espetáculo: professor de idiomas do Senac-RS inova com histórias e personagens didáticos
O projeto “Like a Circus: criando espaços e desenvolvendo motivação”, desenvolvido pelo professor Leonardo Junior Lothamer, conquistou o Troféu Mérito Empresarial na categoria Inovação.
Transmitir conhecimento e deter a atenção dos alunos em sala de aula não é tarefa fácil. A turma se dispersa, o professor tenta ensinar o conteúdo e no fim a reclamação dos estudantes é sempre a mesma: a aula se torna cansativa. Mas esta não é a realidade dos alunos do curso de inglês do Senac Montenegro. Entre lápis, cadernos e livros, a sala de aula se enche de alegria com as aventuras de personagens como garçom, alienígena, noivo, vendedor nordestino e muitos outros. Esta foi a proposta desenvolvida pelo professor da área de idiomas do Senac Montenegro, Leonardo Junior Lothamer, que tem como objetivo ensinar a língua inglesa através da interação entre o personagem e a turma.

Desenvolvido há cerca de dois anos, o projeto “Like a Circus: criando espaços e desenvolvendo motivação” une diversão e conhecimento em uma mesma sala de aula. A diferença é que, ao invés do tradicional quadro branco, mesas e cadeiras, a sala conta com discos de vinil nas paredes e globo de luzes. Foi com a Music Room (sala de música) que o professor Leonardo iniciou o trabalho motivacional com os estudantes. Em seguida o docente teve a ideia de convidar “amigos” que pudessem dar as aulas em seu lugar. Foi assim que ele criou 25 personagens nos dois anos do projeto. Os personagens, interpretados pelo próprio docente, interagem com a turma e incentivam os alunos a se comunicar apenas em inglês.

No elenco estão Tino, o garçom; Damon Park, o policial; Pahlm Heddad, o vidente; Zeferino, o muanbeiro cearense; Mr. Oldman, o vovô conservador; entre muitas outras figuras carismáticas e divertidas. “A ideia era levar até a sala de aula um personagem que se relacionasse com o tema que seria abordado naquele encontro. Para criar os personagens eu me perguntava quem poderia entender mais do assunto. Assim, na aula em que falaríamos sobre alimentação, ninguém melhor para a atividade do que um garçom”, explica.

E os números não mentem. De acordo com o relatório, elaborado pelo docente, no ano de 2008 a média era de nove alunos por turma. Em 2009, depois da aplicação do projeto, o número subiu para 11. Além disso, nos dois anos de trabalho, houve um aumento de aproximadamente 40 estudantes aprovados nos cursos de língua inglesa. As faltas também diminuíram consideravelmente. “O fato das aulas não se tornarem previsíveis fez com que os alunos desenvolvessem uma curiosidade em frequentá-las. Cada encontro era um espetáculo diferente e perder este show poderia ser frustrante”, afirma Leonardo. Outro fator importante é que grande parte dos alunos que fizeram sua matrícula apontaram a indicação de amigos e parentes como principal motivo para a escolha da instituição.

Para o próximo ano o docente pretende reciclar alguns personagens, criar novos e dar um “temperinho a mais” nas apresentações. Afinal de contas, o show não pode parar e o público agradece. “É incrível. É como se eu pagasse um curso de inglês e ganhasse ingresso para o teatro, para um show ou até mesmo uma sessão de cinema. Não tem como faltar às aulas”, afirma Júlio Mottin Rosa, 63 anos, aluno do nível intermediário 2.

Mas o jeito dinâmico e divertido das aulas não conquistou somente os estudantes, mas também o Troféu Mérito Empresarial na categoria Inovação. A premiação foi entregue na última sexta-feira, dia 22 de outubro, durante a cerimônia de aniversário da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro. O professor Leonardo comenta que estava confiante em relação ao prêmio e que a conquista é o reconhecimento do trabalho realizado. “A proposta é incentivar e motivar os alunos. No começou o pessoal estranhou um pouco, mas logo em seguida começaram a interagir com as histórias e hoje os personagens são famosos na região”, comenta.

Sobre o Senac-RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) é uma organização de educação profissional que tem o objetivo de colaborar na obra, difusão e aperfeiçoamento do ensino profissional no setor terciário da economia/comércio e serviços. Sua missão é "educar para o trabalho em atividades de comércio de bens, serviços e turismo". Há mais de 60 anos instalado no Rio Grande do Sul, o Senac-RS é administrado pela Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado (Fecomércio), entidade que conta com 112 sindicatos filiados, representando mais de 500 mil empresas. O Senac-RS possui 37 escolas, quatro faculdades e 21 Balcões Sesc/Senac, somando mais de 60 pontos de atendimento no Rio Grande do Sul.

Fonte: Enfato
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br