TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Grupo Padrão e DOM Strategy Partners premiam empresas com maior valor de reputação
   
     
 


04/11/2010

Grupo Padrão e DOM Strategy Partners premiam empresas com maior valor de reputação
Prêmio será revelado no dia 9, às 8h30, no Hotel Grand Hyatt
O Prêmio Intangíveis Brasil (PIB) chega a sua quarta edição contemplando as companhias que melhor gerenciam seus ativos intangíveis. Realizado pela consultoria DOM Strategy Partners em parceria com o Grupo Padrão, o PIB seleciona as candidatas da lista das 1000 maiores empresas em operação no País, à exceção de holdings, e organiza um ranking com as 50 melhores empresas na gestão integrada dos principais ativos analisados e os 5 mais bem ranqueados por categoria de ativo e por setor econômico analisado.

As companhias reconhecidas são as que tiveram melhor desempenho na gestão de cada um dos seguintes intangíveis: Clientes & Consumidores, Conhecimento Corporativo, Governança Corporativa, Inovação, Marcas, Sustentabilidade, Talentos e TI & Internet.

Na categoria Setores são reconhecidas as empresas mais produtivas em 15 segmentos: Bancos; Bens de Consumo Não-Duráveis; Tecnologia e Eletroeletrônicos; Telecom, Internet e Mídia; Indústria de Transformação; Infraestrutura; Serviços Profissionais; Utilities; Serviços Financeiros; Seguradoras e Planos de Saúde; Varejo; Atacado e Logística; Transporte e Automobilístico; Farmacêutico; Turismo e Entretenimento.

Será publicado também o Reputation Index, índice de reputação das maiores empresas do País. Sua forma de avaliação é diferente do PIB, já que muda a estrutura e o conjunto de vetores observados. Dentre os intangíveis avaliados pelo PIB, os considerados para o índice de reputação são: Governança Corporativa, Marcas, Sustentabilidade e Clientes e Consumidores.

Daniel Domeneghetti, CEO da  DOM Strategy Partners, explica a relação da reputação com os ativos. “Reputação é o que se consegue com o bom gerenciamento dos ativos, principalmente os intangíveis. É interessante perceber que empresas que melhor gerenciam intangíveis são as que acabam tendo melhor reputação”, diz.

A montagem da equação para o Reputation Index desmistifica alguns estudos que mostram o impacto de reputação unicamente sobre a marca. “Por conta da característica intrínseca às marcas de se apropriarem dos demais ativos tangíveis e intangíveis em sua simbologia e significado, confunde-se marca com reputação e imagem. São três grandezas diferentes. Marca é ativo, imagem é pilar e reputação é output, efeito”, explica Roberto Meir, publisher da revista Consumidor Moderno.

Mas afinal, o que é a reputação corporativa? É o produto resultante da credibilidade e da imagem corporativa. O pilar credibilidade é composto pala governança corporativa/qualidade de gestão e atuação sustentável. Já a imagem corporativa é baseada nos atributos excelência na gestão de stakeholders e atratividade de marcas. Segundo Domeneghetti, a reputação corporativa é a capacidade de gerar nos agentes o interesse, a intenção e a prática de continuar transacionando com a empresa.

Mas como reputação é efeito, a real percepção depende dos stakeholders impactados. “Por exemplo, do ponto de vista do funcionário, conta a transparência em promoções e salários; da perspectiva do investidor, a valorização das ações; e do cliente, ter boas marcas e produtos”, explica o CEO da  DOM Strategy Partners.

O reconhecimento público das empresas vencedoras acontecerá no dia 9 de novembro, às 8h30, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo.

Serviço:

Prêmio PIB - Prêmio Intangíveis Brasil
Quando: 09/11/2010
Horário: 08h30
Local: Grand Hyatt,
Endereço: Av Nações Unidas, 13.301
Mais informações: www.premiopib.com.br

Fonte: DFREIRE
Autor: Marina França
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br