TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Concessionária RGE aponta dicas para evitar fuga de energia em residências
   
     
 


05/11/2010

Concessionária RGE aponta dicas para evitar fuga de energia em residências
Rede elétrica em mau estado de conservação pode provocar prejuízos ao bolso e à segurança dos consumidores

Quanto maior é o desperdício de energia, mais elevado é o preço que o meio ambiente e a sociedade paga por ela. Por isso, se a conta de luz continua alta, mesmo com todos os cuidados que você tem contra o desperdício, sua casa pode estar sofrendo de uma "doença" conhecida como fuga ou vazamento de energia. Segundo o gerente da divisão de Perdas Comerciais da RGE, João Duro Aldavez, as principais causas são os fios desencapados, com isolação desgastada pelo tempo ou aparelhos elétricos com defeito. “As conexões e emendas devem ser bem feitas para que os riscos elétricos e o consumo excedente sejam evitados”, recomenda.

Uma fiação com a isolação correta e com o dimensionamento de acordo com a carga que será utilizada evitará a perda de energia e o prejuízo no bolso. Os eletrodomésticos defeituosos merecem atenção redobrada. “Quando um chuveiro está provocando choque elétrico, além de riscos ao usuário, esta energia continua gerando um custo”, salienta Aldavez.

Para verificar se este defeito está afetando a sua residência, consulte um profissional eletricista e tenha atenção para os seguintes pontos:

Teste a corrente elétrica

Para verificar se existe fuga ou vazamento de energia em seu imóvel faça um teste simples: Desligue todos os aparelhos e retire da tomada (não esqueça da geladeira). Apague todas as luzes. Em seguida observe o relógio de luz (contador): o disco poderá girar até completar uma volta, após isso, se estiver ainda em movimento (girando), mesmo com tudo desligado, significa que existe fuga ou vazamento de energia em sua casa. Nesse caso, procure a ajuda de um eletricista para que o problema seja solucionado.

Dicas para evitar a fuga de energia:


Rede subdimensionada

Ao executar os serviços de instalação da rede elétrica de sua residência procure um eletricista. Esse profissional poderá dimensionar o tamanho e determinar a capacidade das instalações. Uma rede que não comporte a quantidade de aparelhos elétricos pode colocar a residência em risco e ocasionar fuga de energia.

Emendas

Emendas na fiação aumentam o desperdício e podem provocar incêndios. Por isso devem ser bem executadas evitando o aquecimento e a fuga de energia. O ideal é revisar a rede e eliminar, na medida do possível, as emendas de cabos.

Fios

Se a rede interna de sua residência possui fios expostos ou desencapados providencie a substituição. Fios nesse estado de desgaste ocasionam acidentes e contribuem para a perda de energia. Ao ligar um aparelho a energia necessária será maior.

Choques

Se perceber que em algum ponto da residência ou em algum equipamento ou eletrodoméstico ocorrem choques elétricos, significa que há fuga de energia. Contate um profissional para checar e resolver o problema.

Lâmpadas

Lâmpadas fluorescentes queimadas contribuem para o desperdício, pois o reator continua funcionando e consumindo energia. Para prevenir, deve-se substituir imediatamente a lâmpada ou desligar o interruptor.

Geladeira

Uma geladeira instalada em local impróprio ou com a as borrachas de vedação da porta em mau estado pode ser responsável por boa parte da fuga de energia. Instale a geladeira em local bem ventilado, não encostando em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. Não utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas. Mantenha as borrachas de vedação da porta em bom estado. Sobretudo siga as orientações do Manual de Instrução destes equipamentos.

Chuveiro

Fiação fina demais na ligação elétrica do chuveiro pode ocasionar fuga de energia. Nesse caso, os fios superaquecem e podem provocar incêndios. Use sempre a fiação recomendada pelo fabricante e consulte um eletricista no momento de instalar ou trocar seu chuveiro por um novo ou mais potente. Os chuveiros devem ser aterrados evitando assim choques e acidentes.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 262 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado. A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior pólo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. A RGE orienta-se pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro.

Fonte: Enfato
Autor: Imprensa
Revisão e edição: André Lacasi

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br