TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Porto Alegre e mais 17 municípios entram para área de risco da febre amarela
   
     
 


29/04/2009

Porto Alegre e mais 17 municípios entram para área de risco da febre amarela
No total, são 290 cidades do estado do RS

A confirmação da morte de dois bugios, por febre amarela, em Guaíba, levou a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) a ampliar a área de vacinação, que agora inclui o município de Porto Alegre.

O anúncio foi feito hoje (28) pelo secretário Osmar Terra e pelo secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos. A partir de segunda-feira, Porto Alegre deverá disponibilizar a vacina em todas as Unidades de Saúde da capital. Além disso, hoje mesmo agentes comunitários de saúde e do Programa Saúde da Família iniciaram a busca ativa de pessoas que vivem na área rural ou de mata para realizar a vacinação.

De acordo com Osmar Terra, a inclusão da capital, município vizinho de Guaíba, e de mais 17 municípios onde não existe a circulação do vírus é uma medida extrema de precaução. Ele orienta que a população que não vive na área rural não precisa correr aos postos para fazer a vacina. Só existe risco para quem entra na mata sem estar vacinado.

Os municípios que foram incluídos na área de risco são os seguintes: Alvorada; Arroio dos Ratos; Barão do Triunfo; Barra do Ribeiro; Cachoeirinha; Canoas; Charqueadas; Eldorado do Sul; Gravataí, Guaíba; Mariana Pimentel, Porto Alegre, São Jerônimo; Sertão Santana; Viamão; Rosário, Dom Pedrito e Piratini. Agora são cerca de 5 milhões de pessoas nas áreas de risco. Estão fora ,uma grande parte da Região Metropolitana, toda o Norte do RS e parte da Metade Sul.

Desde outubro de 2008, foram registrados 18 casos da doença no Rio Grande do Sul, com sete óbitos. Onze casos evoluiriam para a cura. Segundo o secretário Osmar Terra, a vacina comprovadamente está protegendo a população já que o último paciente confirmado da doença teve sintomas no final de março. É recomendado que a vacina seja feita com uma antecedência mínima de dez dias do deslocamento para uma área de risco. 

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde
Autor: Assessoria de Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br