TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
DPDC e UFRGS criam Observatório do Superendividamento
   
     
 


14/12/2010

DPDC e UFRGS criam Observatório do Superendividamento
Projeto é a consolidação de trabalho de pesquisa realizado pela professora Claudia Lima Marques, precursora e especialista sobre o tema do superendividamento no País

O acordo celebrado entre o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) prevê a implantação do Observatório de Crédito e Superendividamento do Consumidor.

O projeto é a consolidação de um longo trabalho de pesquisa realizado pela professora Claudia Lima Marques, precursora e uma das maiores especialistas sobre o tema do superendividamento no país.

Além de um grave problema social, o superendividamento também é nocivo para a economia. O fenômeno é complexo e exige respostas rápidas, tanto por parte da sociedade como por parte dos órgãos públicos, daí a importância dessa parceria inédita.

O Observatório tem como objetivos centrais diagnosticar os problemas do endividamento excessivo da população e estimular trocas de experiências que, posteriormente, vão servir de base para as políticas públicas do governo brasileiro, em especial do DPDC.

“A relação entre o Ministério da Justiça e a UFRGS já rendeu bons frutos este ano. No primeiro semestre, realizamos, em parceria, a Oficina do Superendividamento. E, há pouco tempo, lançamos um caderno de investigações científicas sobre o assunto, através da Escola Nacional de Defesa do Consumidor”, avalia a diretora do DPDC, Juliana Pereira. “O Observatório é uma iniciativa que consideramos fundamental para concretizar o trabalho sobre as conseqüências do superendividamento”, completa.

Fonte: Ministério da Justiça/DPDC
Autor: Assessoria de Imprensa
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br