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Dos consumidores conscientes, 62% são das classes C e D
   
     
 


15/12/2010

Dos consumidores conscientes, 62% são das classes C e D
Considerando a escolaridade, a maior incidência dos conscientes se dá entre os universitários, que representam 52%

Adotar práticas sustentáveis na hora de consumir não é tarefa fácil. Entre os brasileiros, a compreensão do consumo consciente é crescente em muitos grupos. Entre os consumidores das classes C e D, a compreensão dessas práticas é significativa.

Pesquisa realizada pelos institutos Ethos e Akatu mostra que, considerando os consumidores mais conscientes em relação ao consumo, 62% pertencem às classes C e D. Ainda neste grupo, 38% pertencem às classes A e B.

Considerando a escolaridade, porém, a maior incidência dos conscientes se dá entre os universitários, que representam 52%, contra 48% dos que têm o Ensino Fundamental e Médio completos.

Por faixa etária, os mais conscientes são mais jovens. Aqueles com idade entre 16 e 44 anos predominam, com 53%, ante os 47% com idade acima de 45 anos.

Menos conscientes

Percentualmente, o perfil dos menos conscientes não se diferencia do perfil daqueles que possuem maior consciência em relação ao consumo. Nesse segmento, consumidores das classes C e D também prevalecem, com 74%.

Já 62% dos conscientes possuem Ensino Fundamental e Médio completos. Considerando a idade, 68% dos menos conscientes também têm idade ente 16 e 44 anos.

Analisando os dados, no entanto, os pesquisadores concluíram que os menos conscientes tendem a ter um perfil mais jovem, com menor escolaridade e menor renda (classes C e D).

Já os mais conscientes tendem a ser mais velhos, com instrução universitária, e das classes A e B, mesmo que isoladamente a C e a D sejam mais representativas.

Comportamento

Para traçar o perfil dos consumidores em relação ao consumo consciente, os pesquisadores analisaram 13 comportamentos, divididos em quatro grupos:

  • Economia: práticas que pressupõem o benefício direto ao indivíduo, considerando o não-desperdício de recursos, com retorno imediato e de curto prazo
  • Planejamento: práticas que otimizem racionalmente os recursos que, quando planejados antecipadamente, são mais bem aproveitados e têm um retorno no médio e longo prazos
  • Reciclagem: práticas diretamente ligadas ao descarte, reuso e reaproveitamento de materiais, às vezes implicando um retorno imediato para o consumidor, às vezes não
  • Compras sustentáveis: práticas que indicam a sensibilização no plano do consumo e mobilização dos consumidores diante das causas de sustentablidade

Fonte: InfoMoney
Autor: Camila de Mendonça
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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