TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Consórcios atingem quatro milhões de participantes
   
     
 


16/12/2010

Consórcios atingem quatro milhões de participantes
Com vendas em alta, as perspectivas para 2011 apontam para crescimento do Sistema de Consórcios

O Sistema de Consórcios atingiu a marca de quatro milhões de participantes ativos em outubro. Segundo estudos feitos pela assessoria econômica da ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, o constante aumento nas vendas de cotas foi o principal responsável. Ainda faltando dois meses para o encerramento do ano, o mecanismo segue registrando crescimento mês após mês. “Nossa expectativa é fechar 2010 acima dos dois milhões em adesões e superar os quatro milhões de consorciados”, explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da entidade. “O aumento é resultado do comportamento do brasileiro, que vem, nas diversas classes sociais, analisando a relação custo/benefício, comparando taxas ou juros cobrados, verificando o comprometimento mensal no orçamento pessoal ou familiar, a necessidade ou não imediata do bem e planejando-se financeiramente para decidir o mecanismo a ser utilizado”, complementa.

Ao considerar a poupança e ao praticar a relação gastos menores do que os ganhos mensais, “o consumidor tem constatado que a partir do consórcio é possível ter a casa própria, o veículo novo ou usado, o eletroeletrônico ou contratar o serviço desejado”, esclarece Rossi. A inexistência de juros e o parcelamento integral do valor do bem, características únicas do Sistema, são diferenciais que propiciam a análise detalhada e a tomada de decisão para um compromisso mensal.
 
Nos dez primeiros meses do ano, foram comercializadas 1,74 milhão de novas cotas, 6,7% mais que as 1,63 milhão relativas ao mesmo período no ano passado. Paralelamente, foram acumuladas 822,2 mil contemplações, de janeiro a outubro deste ano, 5,8% mais que as 777 mil, nos mesmos meses de 2009.
 
Perspectivas 2011
 
Com resultados superiores em 2010 em relação a 2009, as perspectivas para o próximo ano apontam os consórcios como alternativa importante na viabilização de vários setores, em razão do crescimento dos seus mercados.
 
Entre os veículos automotores, a expectativa maior está nos leves (automóveis, camionetas e utilitários) pela entrada de novas marcas e por fatores como a estabilidade dos preços e na oportunidade de utilização da contemplação nas promoções periódicas, já tradicionais nesse mercado. Os apelos na mídia para troca por um novo ou por um mais novo deverão continuar a contribuir para o crescimento das compras, levando muitos consumidores a optar pelo Sistema de Consórcios, planejando e programando suas aquisições.
 
No setor de veículos pesados (caminhões, ônibus, tratores, semirreboques, implementos, entre outros), entre os vários fatores que impactarão as vendas de cotas estão as grandes obras necessárias para realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o aumento nas exportações de commodities e a substituição dos caminhões pesados por leves e semileves quando da circulação nas principais regiões metropolitanas, além do início da renovação dos veículos já se enquadrando no EURO IV.
 
Para o deslocamento rápido e fácil, o brasileiro continuará utilizando a motocicleta, que seguirá substituindo as deficiências do transporte urbano de passageiros. Sua aquisição, principalmente pelo maior poder aquisitivo da classe C, aliada a preços acessíveis desses produtos provocarão um maior número de adesões aos consórcios. Paralelamente, esse mecanismo, que já respondeu por mais de 50% das vendas de motos, e apresentou uma redução na participação nos últimos três anos, vem compartilhando a viabilização das vendas com os financiamentos, cuja expectativa para 2011 é de retração. Conseqüentemente, a comercialização de novas cotas deverá retomar a tendência de alta.
 
O setor de construção civil vem apresentando crescimento contínuo na última década pela grande presença de crédito, oriundos da caderneta de poupança, do FGTS e dos consórcios. Contudo, ao se considerar o mesmo ritmo de investimentos nos próximos dois anos, projeta-se escassez de recursos com elevação do custo do dinheiro, o que redirecionará mais interessados compradores para o consórcio, especialmente provenientes das classes C e D.
 
A mudança de comportamento do consorciado no setor de eletroeletrônicos e outros bens duráveis, passando a adquirir cota com valor maior para aquisição de vários bens em substituição à adesão a uma cota por bem, elevou o seu valor médio e, conseqüentemente, reduziu o número de participantes. Essa tendência, observada principalmente no segundo semestre deste ano, deve continuar no próximo ano, ampliando a possibilidade de atualização de eletrodomésticos.
 
Enquanto em outros setores observa-se uma maturidade nas atitudes do consumidor, no de serviços, que ainda não completou dois anos, é vivida a diversificação e a multiplicidade de aplicações. Assim, o consórcio de serviços deverá vivenciar momento de crescimento em busca da consolidação, presente em nichos e mercados específicos.
 
Esses indicativos, considerando os mercados de veículos automotores, imóveis, eletroeletrônicos e serviços, levam a ABAC projetar um crescimento de sete a dez por cento nas vendas globais, atingindo a marca de 2,15 milhões de novas cotas em 2011.
 
Congresso focará comportamento e nichos
 
De 6 a 8 de abril de 2011, a ABAC Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios realizará o Congresso Nacional das Administradoras de Consórcios – CONAC, em Foz do Iguaçu, no Paraná. Entre os principais temas estão a Mulher, a Melhor Idade e a ascensão das classes C e D.
 
Para Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da ABAC, “o foco do próximo CONAC estará nas mudanças de comportamento de consumidores, especialmente daqueles que estão migrando de classe social ou estão em nichos, sinalizando a necessidade de uma nova estratégia de ações”.

O evento, que está em sua 33ª edição, reunirá representantes de empresas de consórcio de todo o país que administram grupos de veículos automotores, imóveis, eletroeletrônicos e serviços.

Fonte: Tamer
Autor: Tonico Garcez
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br