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Pesquisa revela perfil e preferências dos consumidores no momento mágico da compra
   
     
 


16/12/2010

Pesquisa revela perfil e preferências dos consumidores no momento mágico da compra
Segundo o estudo, o consumidor de baixa renda não se importa em esperar para pagar, desde que a compra e o atendimento tenham sido prazerosos

Lançado no último dia 26 de novembro na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos em São Paulo, o livro “Atendimento de Sucesso” do especialista em gestão empresarial, palestrante e também autor dos livros Marketing para o Varejo de Baixa Renda e A Nova Era do Consumo de Baixa Renda, Sérgio Nardi traz dados exclusivos sobre os diferentes perfis e preferências dos consumidores no momento da compra. A pesquisa para elaboração do livro ouviu cerca de 350 pessoas sendo, 150 de baixa renda (de um a trê s salários mínimos), 100 de classe média de (quatro a 15 salários mínimos) e 100 de alta renda, (acima de 15 salários mínimos).

O objetivo foi mapear a intenção de cada consumidor no ato da compra, quais seus anseios e exigências. Com base nas informações e resultados obtidos foi elaborado o livro ‘Atendimento de Sucesso’ expondo técnicas e posicionamentos para a ferramenta primordial de relacionamento, o atendimento, seguindo as peculiaridades de cada faixa de consumo abordadas.
 
De acordo com a pesquisa, a diferenciação no tratamento e no posicionamento da marca e do produto, perante um determinado público-alvo é diferencial competitivo necessário para maximizar vendas e alavancar a rentabilidade. Em outras palavras a venda tem que ter a cara do cliente, usando linguagem própria e proporcionando o reconhecimento na medida exata dos desejos específicos de cada faixa de consumo. Por existirem muitas diferenças na educação, criação e histórico de consumo entre os diferentes perfis MN, o estudo revelou caminhos distintos para se vender para a baixa renda, classe média e alta renda. 
 
Consumidor de Baixa Renda
 
Por exemplo, o consumidor de baixa renda preza o bom atendimento em detrimento da eficiência nos caixas, ou seja, não se importa de esperar para pagar, desde que até aquele momento a compra tenha lhe propiciado uma experiência agradável de consumo. Cerca de 51,7% dos entrevistados de baixa renda preferem um bom atendimento contra uma localização estratégica da loja (48,3%), ou seja, o consumidor se predispõem a acessar um local de compra mais distante desde que este preste reconhecidamente um atendimento de sucesso. Aproximadamente 90,9% dos entrevistados elencaram o atendimento como fator influenciador na compra, contra apenas 9,1% dos entrevistados influenciados pelo anúncio. A preferência por um atendimento de sucesso em relação a comodidades como estacionamento, serviços de entrega, variedade de produtos também teve vantagem com este perfil de consumidor atingindo 41,1% dos entrevistados.
 
Consumidor de Classe Média 
 
Os consumidores de classe média buscam basicamente, simplicidade com refinamento, vocabulário simples e direto na comunicação e diferenciação do produto ou serviço em relação aos produtos vendidos em larga escala. Customização com preço acessível também é um dos fatores destacados, ou seja, o consumidor de classe média quer comprar coisas diferentes e exclusivas, mas não está disposto a investir muito dinheiro nessa customização. Uma dica para quem tem interesse em atingir este público é de investir em produtos caseiros e artesanais, além do chamado ‘Estrangeiro nacional’, produtos ou serviços similares aos importados, que aliem um bom custo-benefício.
 
Consumidores de Alta Renda
 
Já os consumidores de alta renda, os quais cresceram consideravelmente no Brasil, de 92 mil pessoas em 2002 para mais de 143 mil novos ricos em 2007, consideram o luxo nas compras uma recompensa pessoal e um estilo de vida. Mais da metade desses consumidores do luxo no Brasil são mulheres entre 26 e 35 anos, pessoas que acumulam patrimônio superior a um milhão de dólares.
 
Avaliando o estudo como um todo verifica a necessidade de maior aproximação ao cliente, onde é preciso utilizar um tempo maior para entender melhor o que cada perfil de consumidor deseja. No caso das empresas é preciso voltar o foco para o cliente e para o atendimento personalizado. É preciso conscientizar, demonstrar, capacitar e organizar as pessoas em torno da ferramenta atendimento, a fim de torná-la eficaz e respeitável em todos os níveis hierárquicos da empresa, transformando todos em agentes e facilitadores indiretos na negociação com o cliente.

Fonte: E-Mídia
Autor: Sérgio Nardi
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

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