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Entidades lançam Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos
   
     
 


16/12/2010

Entidades lançam Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos
Organizações de defesa do consumidor e da criança que constituem a Frente realizam mesa redonda para debater o assunto, nesta 6ª feira (17), na Faculdade de Saúde Pública da USP

No dia 17 de dezembro, mais de 20 entidades e organizações lançaram a Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos e promoveram uma mesa redonda: Consumo alimentar, obesidade e regulação da publicidade de alimentos, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

A nova Frente defende a prerrogativa da ANVISA em regular a publicidade de alimentos com alto teor de açúcar, gorduras e sódio e de bebidas com baixo teor nutricional. No fim de junho deste ano, a agência publicou a Resolução nº 24, que regula o assunto, mas a regra está suspensa desde setembro, por liminar da Justiça Federal de Brasília, a pedido da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia), que questionou a competência da Anvisa para regular a questão.
 
Entre outros pontos, a Resolução nº 24 obriga que a publicidade desses tipos de produtos seja acompanhada de alertas para possíveis riscos à saúde, no caso de consumo excessivo, e entraria em vigor a partir de 28 de dezembro. Ademais, as entidades da Frente acreditam que a resolução poderia ser ainda mais abrangente, principalmente no que se refere à propaganda voltada às crianças.
 
O objetivo da mesa redonda foi de reforçar o debate, que tange a saúde pública, com toda sociedade. As inscrições são gratuitas. Vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site http://idec.org.br/regulacaoalimentos

Fonte: IDEC
Autor: Arlete Rodrigues
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

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