TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Adão Villaverde é indicado pelo PT para presidir Assembleia do RS em 2011
   
     
 


18/12/2010

Adão Villaverde é indicado pelo PT para presidir Assembleia do RS em 2011
Villaverde foi eleito para o terceiro mandado de deputado estadual, com 47.758 votos, e será o terceiro deputado petista a assumir a presidência do poder Legislativo no RS
 
A bancada do PT na Assembleia Legislativa decidiu, por unanimidade, na tarde desta quinta-feira (16), indicar o deputado Adão Villaverde como seu candidato a presidir o parlamento gaúcho em 2011, conforme acordo estabelecido entre as maiores bancadas. Com 52 anos, Villaverde foi eleito para o terceiro mandado de deputado estadual, com 47.758 votos, e será o terceiro deputado petista a assumir a presidência do poder Legislativo no Rio Grande do Sul.

“O contexto político do estado e do país é muito promissor. Temos um ambiente propício ao diálogo e creio que o parlamento e os parlamentares terão um papel fundamental na consolidação de um grande projeto de futuro para o Rio Grande. Nossa gestão vai colaborar nesse sentido”, disse o deputado petista.

Já na semana que vem, Villaverde se reúne com assessores mais próximos para começar a montar a equipe com a qual vai trabalhar no próximo ano. “Nosso critério será o da competência técnica e o da disposição ao trabalho. Até o final de janeiro, teremos a equipe completa”, informou.

Bordignon e Pretto dividem a liderança da bancada
No mesmo encontro, os petistas decidiram que o deputado Daniel Bordignon vai liderar a bancada no biênio de 2011 e 2012, função que será exercida pelo deputado Edgar Pretto em 2013 e 2014.

O PT tem a maior representação no Legislativo gaúcho, com 14 parlamentares, oito dos quais em primeiro mandato. Para Bordignon, o fato de a bancada ser composta por líderes políticos experientes torna mais fácil o desafio de dar unidade à ação dos diversos parlamentares. “No PT temos uma cultura de trabalho coletivo. Isso facilita o trabalho. Dessa vez, seremos governo e liderar a maior bancada de situação será uma honra e um desafio”, declarou.

Perfil
Engenheiro e professor, Adão Villaverde é deputado estadual do PT reeleito para o terceiro mandato com 47.758 votos. Foi primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa gaúcha em 2008 e segundo vice-presidente do Parlamento gaúcho em 2007. É titular de duas comissões permanentes importantes do Legislativo: a Comissão de Finanças e a Comissão de Economia e Desenvolvimento. Também foi o primeiro líder do governo do presidente Lula no Legislativo.

Villaverde foi agraciado com o Prêmio Springer 2007, escolhido por um júri de jornalistas, e também premiado com o título de Engenheiro do Ano 2007, com que a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) laurea os profissionais que mais se destacam nas áreas pública e privada.

Foi secretário estadual da Ciência & Tecnologia e titular da pasta da Coordenação e Planejamento, durante o governo Olívio Dutra (1999/2002), e um dos principais articuladores da implantação do Centro Nacional de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) que desenvolve a primeira fábrica de semi-condutores da América Latina na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Também foi um dos defensores da criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

Sua atuação parlamentar está lastreada na produção de legislações importantes e estruturantes. São os casos, entre outras proposições, da lei de controle do enriquecimento ilícito do gestor público, do primeiro projeto de lei de incentivo à inovação tecnológico (LIT), da proposta de legislação do artesanato gaúcho e da emenda 49 da Constituição do Rio Grande do Sul que incorporou o direito à alimentação na Carta Magna estadual.

Batizada como "Lei Villaverde" a legislação número 12.980/2008 instituiu no Rio Grande do Sul um poderoso instrumento de Estado garantindo uma rigorosa fiscalização da evolução do patrimônio privado de agentes públicos, combatendo a improbidade e a corrupção. A LIT inspirou a Legislação da Politica Estadual de Inovação do RS na qual foi incorporada.

Liderança partidária, Villaverde foi um dos articuladores da conquista histórica que resultou na primeira vez que o PT ocupou a presidência da Assembleia Legislativa do RS no ano de 2009.

Villaverde também é referência política no Partido dos Trabalhadores, no qual concorreu nas prévias internas como pré-candidato a governador do Estado, expressando as propostas de militantes que defendem a renovação e ampliação do PT.

Atual presidente da Escola do Legislativo da AL, desenvolve um trabalho que alia a formação e qualificação de servidores ao resgate das nossas verdades e memórias históricas.
A coletânea A Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): História e Memória." editada pela Escola do Legislativo, cumpre o papel fundamental de recuperar a verdadeira versão dos episódios da nossa trajetória recente, evitando esquecimentos, manipulações e repetições de situações de barbárie, como a ditadura civil militar que violentou o Brasil por mais de duas décadas.

Engenheiro e professor, nasceu no Alegrete em 6 de fevereiro de 1958. É casado com a odontóloga Maria Teresa Pegoraro e pai de Pedro Villaverde.

Fonte: Agência de Notícias AL RS
Autor: João Ferrer
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br