TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Secretaria da Saúde de Porto Alegre alerta para riscos no uso de fogos de artifício
   
     
 


23/12/2010

Secretaria da Saúde de Porto Alegre alerta para riscos no uso de fogos de artifício
SMS alerta para os riscos de queimaduras e acidentes pelo manuseio inadequado desses produtos durante as festas do Natal

Foto: Diego Coiro/Divulgação PMPA
 
Acidentes com fogos provocaram cinco atendimentos no HPS em 2009  

Acidentes com fogos provocaram cinco atendimentos no HPS em 2009

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para os riscos de queimaduras e acidentes pelo manuseio inadequado de fogos de artifício durante as festas do Natal. No ano passado, foram feitos cinco atendimentos nos dias 24 e 25 de dezembro. De acordo com estatísticas do Hospital de Pronto Socorro (HPS), uma em cada dez vítimas de acidentes com fogos atendidas no local tem membros amputados, principalmente dedos.

Por isso, o HPS chama a atenção para que as pessoas evitem situações de perigo com fogos de artifício. Mas, se a pessoa insistir em manuseá-los, deve ler e seguir as instruções do fabricante, jamais carregar bombinhas no bolso e nunca acender próximo ao rosto. Não deve reaproveitar bombinhas ou rojões que falharam. Além disso, nunca associar bebida alcoólica com o uso de fogos e manter as crianças afastadas do local.

Queimaduras e lesões
- O uso de fogos de artifício pode provocar queimaduras (70% dos casos); lesões com lacerações/cortes (20% dos casos); amputações dos membros superiores (10% dos casos); lesões de córnea ou perda da visão e lesões do pavilhão auditivo ou perda da audição. As pessoas mais atingidas são homens com idade entre 15 e 50 anos e crianças de 4 a 14 anos. Em caso de acidente, as pessoas devem lavar o ferimento com água corrente, evitar tocar na área queimada e não usar nenhuma substância sobre a lesão, cobrir o ferimento com pano úmido e limpo e procurar atendimento hospitalar. Em caso de acidente, procurar os hospitais de Pronto Socorro e Cristo Redentor.

Como evitar acidentes
Comprar fogos somente em locais autorizados.
Verificar o estado da bombinha ou rojão.
Jamais carregar as bombinhas no bolso.
Nunca acender próximo ao rosto.
Nunca guardar fogos em casa.
Não segurar os fogos de artifício com as mãos. Prenda o rojão em uma armação, cerca ou muro e não fique próximo na hora de acender.
Não tente acender fogos que falharem.
Dispare os fogos somente ao ar livre, um de cada vez.
Veja se não há substâncias inflamáveis ou redes elétricas nas proximidades.
Tenha um balde de água perto para colocar foguetes usados ou aqueles que falharam, para não haver riscos de novas explosões.
Confira sempre o certificado de garantia do foguete.
Nunca associe bebida alcoólica ao uso de fogos, pois os reflexos ficam reduzidos.
Não tente fazer foguetes ou bombinhas caseiras.
Jamais dê qualquer tipo de fogos de artifícios para menores de 18 anos.
Evite que as crianças estejam expostas aos riscos das explosões. Não existe forma segura de utilizar os fogos de artifício, mas no caso do uso, as pessoas devem seguir as normas de segurança e instrução dos fabricantes para não transformar a sua festa de final de ano em uma tragédia. Jamais deve se dar qualquer tipo de fogos de artifícios para menores de 18 anos e evite que as crianças estejam expostas aos riscos das explosões.

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br