TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Proposta, na Câmara Federal, cria exame para candidato a conselheiro tutelar
   
     
 


23/12/2010

Proposta, na Câmara Federal, cria exame para candidato a conselheiro tutelar
Ela altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90), também exige dos candidatos a comprovação de idoneidade moral

Arquivo - Luiz Xavier  
 
Marcelo Itagiba: aumento dos requisitos vai melhorar qualidade dos conselheiros  
A Câmara analisa o Projeto de Lei 7777/10, do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), que cria teste obrigatório sobre a legislação de proteção à criança e ao adolescente para candidatos a conselheiro tutelar. A aprovação no exame passará a ser pré-requisito para participar de eleição para conselho.

A proposta, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei 8.069/90), também exige dos candidatos a comprovação de idoneidade moral, mediante a apresentação de certidão negativa do juízo criminal de todas as localidades em que morou nos últimos cinco anos.

A legislação atual já determina que os conselheiros tenham reconhecida idoneidade moral, mas não exige certidão negativa. Também é cobrada idade superior a 21 anos e que o candidato resida no município sede do conselho. O aumento de requisitos, segundo Itagiba, é necessário para o "amadurecimento desses órgãos".

Ainda de acordo com a proposta, a lei orçamentária municipal deverá especificar os recursos destinados, pelo menos, à compra de bens e serviços necessários à efetiva e à plena prestação do serviço e gastos para a contratação de profissional especializado nas atribuições do conselho. Hoje, o orçamento municipal tem de incluir apenas previsão de recursos para o conselho, sem especificação.

Tramitação

A proposta tramita apensada ao Projeto de Lei 2602/07. As propostas, que tramitam em caráter conclusivo serão analisadas pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta

Opinião do Editor do CONSUMIDOR-RS Alexandre Appel

A sociedade brasileira deve manifestar seu apoio ao projeto do Deputado Marcelo Itagiba. A forma atual de escolha dos Conselheiros Tutelares é uma vergonha. Os partidos políticos, em busca de colocação de seus filiados, apoia pessoas, na maioria das vezes, sem a menor qualificação para a função. Ser Conselheiro Tutelar é ser um "guardião do ECA", um defensor dos menores em situação de risco. Os candidados devem ter preparo para a função que é extremamente árdua.

O que temos visto são conselheiros despreparados, ignorantes, pessoas sem as mínimas condições de exercerem essa nobre função na sociedade.

Acesse a página http://www.camara.gov.br/internet/agencia/sisNews/comenteComDeputado.asp?pk=192092&titulo=Proposta e envie sua opinião sobre o tema. A participação de todos é fundamental para moralizarmos a escolha dos Conselheiros Tutelares no país.

Fonte: Agência Câmara
Autor: Rachel Librelon
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br