TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Mulheres na mira dos cibercriminosos
   
     
 


26/12/2010

Mulheres na mira dos cibercriminosos
Depois do fenômeno das "falsas namoradas russas", que visava lesar os utilizadores do sexo masculino, agora são as mulheres que estão na mira de fraudes online, alertou a Panda Security

A empresa de segurança informática detectou um aumento significativo no número de mensagens recebidas através de redes sociais, de homens dispostos a iniciar relacionamentos.

Estes cibercriminosos apresentam-se como um homem responsável, com um rendimento estável, romântico, divertido, bom pai, educado, capaz de falar diversos idiomas, entre outras qualidades.

No entanto, para viajar para o país do alvo, é necessária ajuda financeira, constituindo o ponto onde as mulheres são vítimas de cibercrime. Naturalmente, uma vez consumado o crime, estes parceiros desaparecem sem deixar rasto.

O fenómeno assemelha-se ao caso das falsas namoradas russas, que tinha por objectivo convencer os homens a pagar as alegadas despesas de viagem para que estas supostas mulheres pudessem ir ter com os seus amantes virtuais.

Os especialistas do laboratório da Panda contactaram um destes "Casanovas" para revelar a verdade por trás destas promessas. Logo após o primeiro contacto, a história desenvolve-se exatamente como a das falsas namoradas Russas: querem viajar para conhecer os pretendentes, mas para tal necessitam de ajuda financeira.

Tal como no caso das falsas namoradas russas, o fato de um homem expressar o seu interesse num relacionamento com uma utilizadora do sexo feminino, atrairá inevitavelmente o seu interesse. "Não sabemos quantas mulheres cairão neste esquema, mas admitimos que a mensagem foi cuidadosamente desenvolvida para enganar as vítimas femininas", explicou Luis Corrons, da Panda.

Da mesma forma que ninguém dá nada a ninguém, é muito pouco provável que alguém se apaixone por outra pessoa apenas por consultar um perfil numa rede social. Aconselhamos todos os utilizadores que recebam este tipo de mensagens, homens e mulheres, a estarem atentos, já que na grande maioria dos casos – na realidade em praticamente 100% dos casos – tratar-se-á de um esquema fraudulento, acrescentou.

Fonte: Monitor das Fraudes
Autor: Diário Digital
Revisão e edição: Redação

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br