TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Brasileiros querem carro novo, viagens e plano de saúde em 2011
   
     
 


28/12/2010

Brasileiros querem carro novo, viagens e plano de saúde em 2011
Pesquisa revela que o brasileiro espera realizar em 2011 projetos que antes não passavam de sonho de consumo

Faltam cinco dias para 2011. Você já fez a sua lista de desejos para o Ano Novo? E o que pediu? Um carro ou uma casa nova? Uma pesquisa revela que o brasileiro quer tirar do papel antigos sonhos de consumo.

Com mais dinheiro no bolso, a nova classe média quer viajar mais e quer investir em planos de saúde e odontológico. A pesquisa mostrou que o brasileiro espera realizar em 2011 projetos que antes não passavam de sonho de consumo.

Comprar um carro zero é um desejo que Seu Luís está prestes a realizar. “No ranking dos bens materiais, o carro está em primeiro lugar, porque a gente já tem casa, o básico de uma família a gente já tem”, comenta.

Marcos também vai financiar um carro usado. “O que importa é que vou sair nele e vou sair bem satisfeito”, diz.

Como eles, 27% dos entrevistados de uma pesquisa sobre intenção de consumo responderam que pretendem comprar ou trocar de carro em 2011. Segundo a pesquisa, o apetite de consumidores de todas as classes aumentou nos últimos dois anos.

“Isso mostra que o consumidor brasileiro está mais interessado em adquirir de forma geral coisas que não pode adquirir no passado”, avalia Marcos Gouvêa de Souza, presidente da consultoria GS&MD.

Em 2008, 16% pretendiam comprar um eletroeletrônico, como computador e celular. Agora são 28%. Os livros também estão na lista de compra. Em 2008, 52% disseram que gostariam de ler mais. Hoje 56% prometem se empenhar em aumentar o tempo de leitura.

E olha que muitos consumidores costumam gastar mais do que planejam. Em relação a todos os itens, a pesquisa mostrou isso. Só para citar um exemplo, 11% dos entrevistados responderam em 2008 que pensavam em comprar móveis. Mais que o dobro acabou comprando: 24%.

“Este ano eu comprei mais”, disse um jovem. “A gente não para de comprar, infelizmente”, conclui uma senhora.

A pesquisa também mostra que os brasileiros hoje se permitem ir mais longe nos próprios sonhos. Os projetos de consumo para 2011 incluem serviços essenciais para o bem estar de qualquer família. Ao todo, 38% querem começar a pagar um plano odontológico; 34%, um plano de saúde; e 30% gostariam de ter um seguro de vida.

“É reflexo direto de melhoria da renda da família, melhoria de emprego, melhoria da oferta de crédito, que permite o acesso a esses produtos e serviços e a melhoria do índice de confiança do consumidor no presente e no futuro”, observa Marcos Gouvêa de Souza, presidente da consultoria GS&MD.

O serviço campeão na preferência dos consumidores está ligado ao lazer. A vontade de viajar passou de 44% há dois anos pra 69% em 2010. “Estou programando para viajar em julho”, comentou um professor.

“Primeiro uma viagem. Nós estamos planejando talvez para o final de ano um cruzeiro. Estava nos sonhos da gente”, disse o analista de mercado Líbero Ripoli Filho.

Agora é torcer para que a economia em 2011 se comporte bem para que essas expectativas de consumo dos brasileiros possam se realizar.
 

Fonte: Bom Dia Brasil
Autor: pe360graus.com
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br