TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Frutos do mar devem ser conservados corretamente
   
     
 


28/12/2010

Frutos do mar devem ser conservados corretamente
Deliciosos e saudáveis, são a opção certa para as refeições durante o verão, por sua leveza e baixo teor de gordura

No entanto, camarões, mexilhões, mariscos, lagostas, polvos, entre outros, são alimentos que se deterioram facilmente. Duas opções são possíveis para seu consumo, sem riscos para a saúde: os frutos do mar podem ser congelados ou então mantidos vivos até que estejam prontos para serem cozidos. Com os métodos corretos de conservação, alguns deles podem ser até consumidos crus, como as ostras.

Segundo Maria José Cassapo, proprietária do restaurante português Calamares, com pratos essencialmente à base de frutos do mar, o consumidor deve atentar para alguns pontos na hora de comprar esse tipo de alimento. "Ostras e mexilhões devem ser levados apenas se as conchas estiverem fechadas. Abertas, significam que o molusco está morto e pode estar estragado, ficando impróprio para o consumo", alerta.

Com os camarões, a conservação pode ser feita por meio do congelamento, e são descongelados posteriormente, para venda ou consumo. Os siris e caranguejos podem ser cozidos na casca. Sua carne pode também ser extraída, pasteurizada e depois, congelada. "Com uma conservação cuidadosa, são alimentos ricos em nutrientes como as vitaminas A e C, e importantes fornecedores de ferro, magnésio, zinco, potássio e outros sais minerais", afirma Maria José.

Fonte: Camejo
Autor: Daniele Lentz
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br