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CDL Porto Alegre
   
     
 


28/12/2010

CDL Porto Alegre
Comércio confiante com projeções para 2011
 
Vilson Noer, presidente da CDL Porto Alegre  

Um ano de muita gestão e trabalho. Esta será a bandeira do comércio de Porto Alegre a partir do primeiro dia de janeiro de 2011, depois de contabilizar um desempenho positivo com a fartura de crédito deste ano, redistribuição de renda, reposições salariais através de dissídios coletivos e, claro, o crescimento da classe C.

Por outro lado, há uma variável nova que, no caso de Porto Alegre, é decisiva para se acreditar e confiar em um bom desempenho para 2011, que é o menor índice de desemprego dos últimos 15 anos. Este foi o cenário traçado pelo presidente da CDL Porto Alegre, Vilson Noer, ao anunciar um crescimento de 10,4% nas vendas de Natal deste ano, o que representará um aumento de até 8,64% em 2010, comparado ao mesmo período de 2009.

Noer aponta para um comportamento mais moderado do setor no próximo ano, onde acredita que deverão ser utilizadas ferramentas de gestão de risco e de proteção ao crédito, para garantir um bom resultado em 2011. Mesmo antes da posse do novo governo brasileiro, já há sinais de contenção na concessão de crédito, enxugamento da liquidez e controle da inflação, o que será determinante para uma redução do consumo, em especial daqueles consumidores que dependem de financiamento de longo prazo.

Números da entidade indicam que a inadimplência média no Rio Grande do Sul em novembro é de 11,4% para compras com até 180 dias de atraso. Entre estes, homens representam 39,13% do total contra 60,87% de mulheres. Destaque para jovens entre 20 e 29 anos, que apresentam o maior aumento por grupos de consumidores com dívidas no comércio gaúcho, com 27,22%.

Há uma forte tendência de interiorização de lojas Express, de aumento de franquias e lojas e-commerce."É interessante acompanhar os investimentos que vem sendo feitos em lojas virtuais por organizações gaúchas, que tornaram seus espaços mais seguros para a realização de transações, aumentando a confiança do consumidor e, por consequência, a rentabilidade destas operações", comenta o dirigente. Merece destaque para 2011 a importância de minimizar riscos nas vendas a prazo, o que sugere mais rigor na concessão do crédito, utilizando para tal, ferramentas apropriadas e disponibilizadas pela CDL.

Fonte: CDL Porto Alegre
Autor: Grazielle Araujo
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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