TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Secretaria de Reforma do Judiciário quer ampliar o acesso à Justiça em 2011
   
     
 


29/12/2010

Secretaria de Reforma do Judiciário quer ampliar o acesso à Justiça em 2011
Desde 2003, quando a Secretaria de Reforma do Judiciario foi criada, um objetivo conduz os trabalhos desenvolvidos pela secretaria: a ampliação do acesso à Justiça para todos os brasileiros

No ano de 2010, para tornar essa ampliação uma realidade, a SRJ desenvolveu um trabalho efetivo junto aos Juizados itinerantes e Centros Integrados de Cidadania.

A atuação da Defensoria Pública da União e dos Estados também foi fundamental para viabilizar essa aproximação da Justiça com a população carente, assim como a utilização dos meios alternativos de resolução de conflitos.
 
De acordo com o Secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, "para que o país continue avançando na melhoria do sistema de Justiça quatro elementos são fundamentais: modernização; prevenção de conflitos; democratização do acesso; e reforma infraconstitucional."
 
Confira os detalhes dos quatros eixos de trabalho da SRJ:
 
Modernização: ações voltadas para o aprimoramento da gestão, como a elaboração de estudos e diagnósticos, oferta de cursos de gestão para operadores do direito, reformulação de procedimentos administrativos, adoção de ferramentas de informatização e de aumento da transparência, disseminação do uso de meios alternativos para a solução de conflitos e a modernização e universalização dos serviços notariais e de registros.
 
Prevenção de conflitos: ações que visam a criação de espaços, no âmbito da administração pública, para a adequação de procedimentos, de maneira a evitar a proliferação de demandas judiciais fundadas na atuação ou omissão da própria administração. Também estão inseridas nesse eixo, as ações voltadas para a disseminação de mecanismos administrativos de solução de conflitos entre cidadãos e a administração pública, tais como as demandas por medicamentos ou indenização por danos causados por servidores no exercício da função.
 
Democratização do acesso à Justiça: ações de enfrentamento aos principais obstáculos ao acesso à Justiça, como a desinformação e o déficit na oferta de assistência jurídica gratuita e de qualidade aos mais necessitados. Nesse eixo, estão incluídas as seguintes ações: fortalecimento das Defensorias Públicas; disseminação de conhecimentos sobre direitos básicos e cidadania nas escolas; implementação de novos núcleos de mediação comunitária, dirigidos por lideranças locais; viabilização do atendimento aos presos e seus familiares, por meio de núcleos especializados; efetivação do acesso à Justiça para a população em situação de rua; e criação de novos núcleos de prevenção e combate à violência doméstica e familiar.
 
Reformas infraconstitucionais: projetos de lei destinados à melhoria dos procedimentos, do acesso e da organização do sistema de Justiça. Além dos projetos integrantes do segundo “Pacto Republicano”, esse eixo contém propostas capazes de enfrentar os obstáculos existentes no sistema de Justiça para o desenvolvimento de políticas públicas essenciais, como é o caso da implementação de obras de infraestrutura e das ações de inclusão social.
 
Segundo Pereira, “a partir dessas quatro frentes, a política de reforma do sistema de Justiça terá plenas condições de dar continuidade ao fortalecimento do acesso à Justiça e à modernização dos procedimentos judiciais, ações que somente interligadas às políticas de desenvolvimento social e redução das desigualdades serão capazes de promover a redução da litigiosidade em todo o país".

Fonte: Assessoria
Autor: Luzia Cristina Giffoni
Revisão e edição: Carlos Alexandre Machado

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br